Berzoini recebe reitores e movimentos sociais contrários ao impeachment

Publicado em 10/12/2015 - 13:16 Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, se reuniu hoje (10) com reitores e pró-reitores de 41 instituições federais - universidades e institutos técnicos - contrárias ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Eles entregaram ao ministro uma carta de manifestação contrária à abertura do processo.

O ministro Ricardo Berzoini, durante audiência pública promovida pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e a Especial de Telecomunicações (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Para Berzoini, o impeachment não pode ser usado "de forma leviana por aqueles que querem tomar conta do Estado brasileiro"Arquivo/Antonio Cruz/ Agência Brasil

Berzoini também recebeu representantes da Frente Brasil Popular, que reúne movimentos sociais como a Central Única dos Trabalhadores, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, União Nacional dos Estudantes, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e Marcha Mundial das Mulheres.

“Diante das ameaças que colocam em risco o Estado democrático de Direito e as importantes conquistas que marcam a política em nosso país, nós, reitores e reitoras das instituições da rede federal de educação, manifestamos veementemente posição contrária a qualquer tentativa de confisco à democracia”, afirmou o presidente eleito do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Machado.

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitou pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta.

Berzoini informou que entregará o documento a Dilma, que está em viagem à Argentina para a posse do novo presidente Mauricio Macri.

Em nota, o ministro afirmou que não é possível que o impeachment, "um instrumento democrático e constitucional, seja usado de forma leviana e irresponsável por aqueles que querem simplesmente tomar conta do Estado brasileiro para usá-lo ao seu bel-prazer”.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias