Teori Zavascki: decisões sobre Lava Jato procurarão ser as mais justas possíveis

O ministro é relator dos casos da Lava Jato e do pedido de afastamento

Publicado em 18/12/2015 - 11:42 Por Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal FederalValter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki disse hoje (18) que as decisões a serem tomadas no ano que vem com relação à Operação Lava Jato e ao pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, procurarão ser as mais justas possíveis.

“Pode esperar isso: decisões responsáveis, decisões que procurarão ser as mais justas possíveis. Essa é a missão do Supremo e tenho certeza de que a instituição vai cumprí-la adequadamente”, afirmou aos jornalistas ao responder sobre o que espera das decisões importantes que precisará tomar em 2016.

Teori Zavascki é relator dos casos da Lava Jato e também do pedido de afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato, feito na última quarta-feira (16) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A análise do pedido da PGR será feita apenas em fevereiro. Como o Judiciário entra em recesso hoje e o pedido tem quase 200 páginas, não haveria tempo hábil para a análise do relator. Os trabalhos serão retomados no dia 1º de fevereiro.

Sobre a decisão de ontem, quando foram definidas as princiais regras do rito de impeachment, o ministro disse que "o STF sempre toma decisões importantes. Procura acertar e trabalha sempre com duas grandes armas, eu diria. O Supremo trabalha com a Constituição em punho e o Brasil no coração”, acrescentou Zavascki .

O ministro Marco Aurélio Mello também conversou com os jornalistas pouco antes da sessão extraordinária de hoje. Questionado sobre o que espera do julgamento do pedido de afastamento de Cunha, respondeu: “Aguardar, porque em fevereiro talvez estejamos apreciando o recebimento ou não da denúncia. É oportunidade ótima para se apreciar também esse pedido do procurador-geral da República”. Sobre o julgamento de ontem, Marco Aurélio disse que a Constituição prevaleceu.

“Prevaleceu a segurança jurídica, prevaleceu a lei das leis que é a Constituição Federal. Vamos marchar avançando e não mediante retrocesso”.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias