Morre no Rio o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia

Publicado em 02/02/2016 - 16:07 Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Morreu hoje (2), no Rio de Janeiro, aos 75 anos, o diplomata Luiz Felipe Lampreia, ministro das Relações Exteriores no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2001. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, zona sul do Rio. A assessoria de imprensa do hospital disse que não foi autorizada pela família a divulgar a causa do falecimento.

O corpo de Lampreia será velado nesta quarta-feira (4), a partir das 11h, na Capela 3 do Memorial do Carmo, no Caju, zona norte do Rio, onde será cremado às 15h.

Carioca, nascido em 19 de outubro de 1941, Luiz Felipe Lampreia formou-se em sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1962. No mesmo ano, ingressou no Instituto Rio Branco, dando início a uma carreira diplomática que o levou a ocupar postos importantes como os de embaixador em Portugal e representante do Brasil em diversos organismos internacionais em Genebra, na Suíça, entre eles a Organização Mundial do Comércio.

Quando era chanceler, Lampreia foi um dos fundadores, em 1998, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), entidade que veio a presidir, depois de deixar o governo, e da qual era vice-presidente emérito. O diplomata presidiu também o Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, além de integrar conselhos de várias empresas internacionais.

Em nota divulgada no início da noite, o Cebri lamentou a morte de Lampreia, conselheiro fundador e vice-presidente emérito da entidade. “O Brasil perde uma referência em relações internacionais, e o Cebri, um de seus mentores. Colaborador atuante, objetivo e pragmático, o embaixador Lampreia era grande incentivador de uma postura ousada e atuante do Cebri”, destacou o presidente da instituição, Rafael Benke.

O texto foi ampliado às 19h34

Edição: Beto Coura

Últimas notícias