Manifestantes de todo o país se reúnem em Brasília em defesa de Dilma

Publicado em 31/03/2016 - 17:23 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos participam do Dia da Jornada Nacional pela Democracia, contra o impeachment e pela democracia (Wilson Dias/Agência Brasil)

Brasília - Entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos participam da Jornada Nacional pela Democracia e contra o impeachment Wilson Dias/Agência Brasil

Manifestantes de todo o Brasil se concentram, desde o início da tarde, no Estádio Nacional Mané Garrincha em um ato em defesa da democracia e contrário ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os manifestantes já deram início a uma caminhada que seguirá até o Congresso Nacional. 

Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Frente Brasil Popular, Janeslei Aparecida de Albuquerque diz que haverá atos em todos os estados e em centenas de cidades do interior. “Brasília, por ser a capital do país, é fundamental para dar visibilidade à nossa insatisfação com o golpe que está sendo aplicado contra o Brasil. Motivo pelo qual entre 700 e mil ônibus vieram para cá, vindos de todos os estados brasileiros”, disse à Agência Brasil.

“O que queremos é barrar esse golpe porque sem crime de responsabilidade esse impeachment é golpe. Em relação às pedaladas, trata-se de remanejamento de recursos públicos. Algo que é feito por todos governos nas esferas federal, estadual e municipal. Portanto nada tem a ver com qualquer desvio de recursos", disse a representante da CUT.

"Está muito claro para cada vez mais pessoas que o que acontece é que quem perdeu a eleição não tem espírito republicano nem democrático. Este é o papel histórico de entidades como a Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo], entidade que sempre agiu contra a classe trabalhadora, arrancando sangue e a mais-valia e sem dar retorno justo ao trabalho”, disse a sindicalista.

Palavras de ordem

Brasília - A trabalhadora rural Cristiane Rocha Oliveira viajou três dias, do Piauí até Brasília, para comparecer à manifestação na Esplanada dos Ministérios e dizer que Dilma é bastante popular no interior do

Brasília - A trabalhadora rural Cristiane Rocha Oliveira viajou três dias, do Piauí até Brasília, para comparecer à manifestação na Esplanada dos Ministérios e dizer que Dilma é bastante popular no interior do BrasilPedro Peduzzi/Agência Brasil

As palavras de ordem dos líderes do movimento, que falavam ao microfone em sete carros de som que estavam no estacionamento do estádio, ecoavam também nas vozes das milhares de pessoas concentradas, entre elas, a trabalhadora rural Cristiane Rocha Oliveira, 33 anos. Ela passou três dias viajando desde Piripiri (PI) até Brasília, em um ônibus com 48 pessoas. “A gente está cansado das mentiras que vimos na televisão, e viemos até aqui para mostrar que em muitos lugares do país a Dilma é bastante popular pelo muito que fez para melhorar a vida da gente”, disse ela à Agência Brasil.

“Desde que o Lula foi presidente, muita coisa boa aconteceu na minha cidade, principalmente nas escolas. A vida melhorou 100%. A alimentação, a saúde. Há três meses consegui a minha casa [pelo Programa Minha Casa Minha Vida] e parei de pagar aluguel. A Dilma trata o pobre como ninguém antes tratava, e gastar com pobre é um gasto mais digno do que o gasto com o rico, porque é a gente quem precisa”, disse.

Brasília - O cadeirante Marco Borges foi à manifestação a favor do governo Dilma Rousseff. Ele tem medo de que o Brasil esteja correndo o risco de viver uma ditadura (Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Brasília - O cadeirante Marco Borges foi à manifestação a favor do governo Dilma Rousseff. Ele tem medo de que o Brasil esteja correndo o risco de viver uma nova ditaduraPedro Peduzzi/Agência Brasil

As dificuldades de locomoção do cadeirante Marco Borges, 58 anos, não o desanimaram a embarcar em uma viagem de 650 quilômetros - distância entre Santana (BA) e Brasília.

“Vale o sacrifício porque minha missão é ajudar a defender a democracia de meu país. Democracia que foi conquistada com muito custo após 1964. O mundo mudou e os tipos de ditaduras também. Agora nosso risco é o de viver uma ditadura judiciária respaldada por uma mídia pra lá de comprometida. É um absurdo a Dilma, que nem investigada é, ser refém de uma pessoa comprovadamente corrupta como o Eduardo Cunha”, disse o aposentado.

“E não podemos aceitar que o [Michel] Temer se torne o principal e mais importante personagem de nosso país, quando ele só está na vice-presidência graças à Dilma. Ele deveria ajudá-la, e não golpeá-la”, acrescentou o cadeirante que veio acompanhado de um grupo de 50 pessoas. “O Luz para Todos levou a nossa cidade também o acesso à internet. Isso deixou nossa cidade mais bem informada e consciente de que o Brasil é muito diferente.”

Direitos sociais

Brasília - O operador de trator Salvador Gregório viajou de Coromandel, Minas Gerais, e disse ser grato a Dilma por ela ter respeito aos pobres (Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Brasília - O operador de trator Salvador Gregório viajou de Coromandel, Minas Gerais, e disse ser grato a Dilma por ela ter respeito aos pobres Pedro Peduzzi/Agência Brasil

Operador de trator, Salvador Gregório, 52 anos, viajou mais de 400 quilômetros vindo de Coromandel (MG) na companhia da esposa, que não quis se identificar. “Estão querendo tirar nossa presidenta e a gente não aceita”, disse. “Vou lhe falar uma coisa: o que o Lula, e depois ela, fizeram para a gente ninguém nunca fez. Em primeiro lugar, eles nos respeitam. Tratam pobre que nem rico. Melhorou a renda lá de casa e a gente espera que isso continue porque a gente precisa ter uma terrinha e parar de pagar aluguel”.

O coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), José Carlos Padilha Arêas, diz que a luta para garantir e dar estabilidade ao governo Dilma tem por objetivo a continuidade dos avanços dos direitos sociais dos brasileiros. “Estão usando a crise mundial pela qual passa o capitalismo para prejudicar o Brasil, a exemplo do que fizeram com a Grécia. Esse projeto que o Temer já vem propagandeando, chamado de Ponte para o Futuro, é também um golpe contra os avanços sociais no Brasil”, argumentou.

Brasília - A economista Clara Sanchez viajou do Rio a Brasília para protestar contra o impeachment de Dilma Rousseff (Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Brasília - A economista Clara Sanchez viajou do Rio a Brasília para protestar contra o impeachment de Dilma RousseffPedro Peduzzi/Agência Brasil

A economista Clara Sanchez, 28 anos, veio do Rio de Janeiro “para mostrar ao mundo que os brasileiros estão cientes de que a democracia está sob risco, caso o impeachment seja aprovado”.

A escolha por participar das manifestações em Brasília se deve ao fato de, pela proximidade com o Congresso Nacional, a capital facilitar um contato direto com os parlamentares que traçarão o destino do país. “Quero dizer a eles que não será fácil dar esse golpe. Nós temos capacidade de mobilização e vamos mostrar o quão irresponsável seria a deposição de uma presidenta”, disse.

Pelo Brasil

Há atos programados em pelo menos 17 estados, além do Distrito Federal. 

Em São Paulo, os manifestantes do ato em defesa da democracia e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff ocupam a Praça da Sé e a rua lateral da catedral. Quatro carros de som levam líderes de movimentos sociais e de sindicatos que se revezam nos discursos.

O ato reúne entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), da União da Juventude Socialista, da Central de Movimentos Populares, de diversos sindicatos, entre outros.

No Rio de Janeiro, os manifestantes se reuniram no Largo da Carioca, no centro do Rio. Na avaliação do presidente da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj), Rossino Castro Diniz, a camada mais pobre do país, beneficiária dos principais programas sociais do governo, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, é contrária à tentativa de impedimento da presidenta Dilma.

Em Salvador, o ato começou no início da tarde, na região de Campo Grande. Na capital cearense, a concentração dos manifestantes ocorreu na Praça da Bandeira. 

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias