Manifestantes protestam contra partidos políticos no centro do Rio

Publicado em 30/03/2016 - 21:14 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

Rio de Janeiro - Manifestantes do grupo black bloc protestam em caminhada no centro da cidade contra o avanço do fascismo no Brasil (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Manifestantes do grupo black bloc protestam em caminhada no centro da cidade contra o avanço do fascismo no BrasilFernando Frazão/Agência Brasil

Manifestantes realizaram um protesto na noite desta quarta-feira (30) pelas ruas do centro do Rio contra os partidos e o atual quadro político no país. Denominada Grande Marcha Antifascista, a manifestação começou por volta das 18h, em frente à Central do Brasil, e seguiu pelas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco até a Cinelândia.

Os ativistas, ligados ao movimento black bloc e a grupos políticos estudantis e de extrema esquerda, foram escoltados por um grande número de policiais militares. Apesar da passeata ser de caráter pacífico, em alguns momentos houve tensão entre policiais e manifestantes, principalmente quando alguns participantes tiveram suas mochilas revistadas.

Os manifestantes se concentraram nas escadarias da Câmara Municipal e chegaram a se aproximar do Theatro Municipal, onde ocorria um evento comemorativo dos Fuzileiros Navais, o que gerou tensão até que os ativistas recuaram e decidiram voltar à Cinelândia.

Entre a extensa pauta de reivindicações, disponibilizada em uma página no Facebook, está a realização da reforma agrária, legalização do aborto, defesa do passe livre estudantil, contra a Lei Antiterrorismo, a redução da maioridade penal e defesa dos direitos dos animais.

A manifestação prosseguiu até as 20h30, quando os participantes começaram a se dispersar, monitorados pela PM, que permaneceu cercando o perímetro em frente à Câmara Municipal.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias