Secretaria de Segurança de SP diz que sindicalistas não foram intimidados

Publicado em 13/03/2016 - 19:37 Por Da Agência Brasil - Brasília

A Secretaria de Segurança de São Paulo divulgou nota hoje (13) em que diz que não houve “qualquer tipo de invasão ou intimidação a sindicalistas” do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema. Segundo a secretaria, na noite de sexta-feira (11), a Polícia Militar foi informada de que haveria uma passeata, cuja saída seria do Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema.

“Uma única viatura dirigiu-se ao local para verificar qual seria o trajeto, no intuito de providenciar a segurança dos manifestantes. Foram orientados [os policiais] a ingressar no local para falar com os responsáveis, quando, porém, passaram a ser hostilizados por várias pessoas, que impediram a saída dos policiais. Para evitar qualquer tumulto, foram [os policiais] orientados a se dirigir até uma sala reservada e aguardar a chegada da Força Tática”, afirma a nota.
A Secretaria de Segurança diz repudiar “a errada conotação política que alguns militantes políticos pretenderam dar a uma normal situação”.
A presidenta Dilma Rousseff divulgou hoje (13) nota à imprensa em que condenou a presença de policiais na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema, durante uma plenária de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“É preciso que o governo de São Paulo apure com rigor o ocorrido e as motivações para a ação de policiais armados durante uma plenária em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Que os fatos sejam plenamente esclarecidos”.

UNE pichada

Dilma também condenou a pichação na sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), em São Paulo, no sábado (12). Ela afirmou que a violência é intolerável. “Foi um gesto de intimidação gratuita e uma afronta à democracia, e deve ser repudiado por todos aqueles que acreditam em uma nação livre e democrática”.

Sobre a sede da UNE, a Secretaria de Segurança diz que a Polícia Civil desconhece a ocorrência. “A PM [Polícia Militar] também não foi acionada pela entidade. Apesar da ausência de notificação à polícia, o deputado Orlando Silva (PCdoB) entrou em contato com o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que determinou rondas durante toda a madrugada e o dia de hoje nas sedes da UNE e do partido”, informa a nota.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias