Berzoini: áudio demonstra as características golpistas do vice

Publicado em 11/04/2016 - 19:48 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, disse que o vazamento do áudio gravado pelo vice-presidente Michel Temer, em que fala como se o impeachment já tivesse sido aprovado pela Câmara dos Deputados, demonstra as características "golpistas do vice".

Berzoini se disse "estupefato" com a divulgação da mensagem de voz e que Temer confunde a "apuração de eventual crime de responsabilidade" da presidenta Dilma Rousseff com "eleição indireta". Segundo o ministro, Temer, está "disputando votos".

No áudio, classificado por Temer como mensagem de “palavra preliminar à nação brasileira”, o vice-presidente diz que precisa estar preparado para, caso os senadores decidam a favor do impeachment, enfrentar os “graves problemas que afligem” o Brasil, mas lembra que a decisão do Senado deve ser aguardada e respeitada.

No comunicado, o vice-presidente pede a pacificação do país, diz que é preciso um governo de “salvação nacional”, com colaboração de todos os partidos para sair da crise e defende apoio à iniciativa privada como forma de gerar investimentos e confiança no Brasil.

As declarações de Berzoini foram divulgadas pelo Blog do Planalto. “Esse áudio demonstra as características golpistas do vice. Transformou o processo em uma eleição indireta para conseguir votos em favor do impeachment”, disse o ministro.

Após virem à tona as primeiras reportagens sobre as críticas, Temer, ao conversar com jornalistas, disse que não iria respondê-las. "Certas afirmações não merecem, digamos assim, a honra da minha resposta", disse o vice-presidente.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias