Manifestantes comemoram aprovação do pedido de impeachment na Avenida Paulista

Publicado em 18/04/2016 - 02:18 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Milhares de pessoas favoráveis ao impeachment  da presidenta Dilma Rousseff acompanharam ontem (17), na Avenida Paulista, a votação do pedido de abertura do processo na Camara dos Deputados.  A cada voto contrário à saída da presidenta, os manifestantes vaiavam os parlamentares e os chamavam de covardes.  Já os deputados favoráveis ao impeachment eram aplaudidos com  gritos de apoio da multidão.

A votação foi acompanhada em três telões instalados entre o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o prédio da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp). Em frente ao prédio da Fiesp, houve grande concentração de pessoas. No restante da Avenida Paulista, os manifestantes estavam dispersos, alguns  caminhando em direção aos telões e outros  indo embora.

São Paulo - Concentração de manifestantes que defendem o processo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Avenida Paulista (Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Paulo - Manifestantes a favor do processo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff acompanham votação na Avenida Paulista (Rovena Rosa/Agência Brasil)Rovena Rosa/Agência Brasil

Do alto dos carros de som, representantes dos movimentos Brasil Livre e Vem Pra Rua comentavam sobre os deputados e seus votos e discursavam a favor do impeachment. No palco montado em frente à Fiesp, um rapaz gritava “vai ter impeachment” e fazia uma contagem regressiva quando faltavam dez votos para a admissibilidade do pedido.

Quando o placar a favor do impeachment atingiu os 342 votos,  os manifestantes comemoraram acendendo lanternas de celulares,  soltando fogos de artifício e buzinando. Também houve a execução do hino nacional.  Logo em seguida,  a multidão começou a se dispersar mesmo antes do fim da votação.

Policiamento

Ao longo dia, o policiamento estava presente em diversos pontos da Avenida Paulista.  No início da madrugada (0h20), a Polícia Militar (PM) divulgou nota informando que as manifestações ocorridas no local e no Vale do Anhangabaú  (atos contra o impeachment) “foram totalmente pacíficas”,  sem ocorrências graves.

Segundo a PM, 215 mil pessoas estiveram  na manifestação na Avenida Paulista.  No Vale do Anhangabaú, ainda de acordo com a PM, os atos contra o impeachment reuniram  75 mil pessoas.

Edição: Nelio Neves de Andrade

Últimas notícias