Fábio Medina é o novo titular da Advocacia-Geral da União

Publicado em 12/05/2016 - 17:52 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Fábio Medina Osório, presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado, durante sessão da Comissão Especial do Impeachment. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Fábio Medina Osório, que participou na Comissão Especial do Impeachment no Senado defendendo o afastamento de Dilma, assumiu a Advocacia-Geral da União do governo Temer Marcelo Camargo/Agência Brasil

O gaúcho Fábio Medina é mestre em direito público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Direito Administrativo pela Universidade Complutense de Madri. Foi membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul de dezembro de 1991 a janeiro de 2006, exonerando-se para exercer a advocacia privada. É sócio-titular e fundador do escritório Medina Osório Advogados.

Medina foi membro do Grupo Anticorrupção da Transparência Brasil e ex-consultor externo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito administrativo, regulatório, econômico, ambiental e sancionador.

Também atua como professor colaborador em instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola da Magistratura Federal do Estado do Rio de Janeiro e Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. É presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado.

O novo titular da Advocacia-Geral da União foi um dos convidados a falar a favor do impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff na Comissão Especial do Impeachment no Senado. Ele defendeu que houve dolo da presidenta no caso das chamadas pedaladas fiscais. Para ele, Dilma tinha o dever de saber o que estava se passando e dos efeitos de seus decretos e débitos com bancos públicos sobre as contas públicas.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias