Câmara deve votar na semana que vem projetos das estatais e dos fundos de pensão

Publicado em 08/06/2016 - 20:50 Por Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Depois de aprovar, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 04/15) que dispõe sobre a Desvinculação das Receitas da união (DRU), os deputados aprovaram requerimento para votar em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar 286/16, que cria novas regras para escolha e atuação de diretores executivos e conselheiros de fundos fechados de previdência complementar vinculados a entes públicos e suas empresas, fundações ou autarquias.

Ontem (7), os deputados aprovaram a urgência para a votação do Projeto de Lei 4.918/16, que trata da responsabilidade das estatais e institui o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O projeto estabelece mecanismos de controle e divulgação dos dados da gestão e sobre licitações dessas empresas.

Segundo o líder do governo, André Moura (PSC-SE), com a aprovação da urgência para a votação dos projetos que tratam da governança e de responsabilidade das estatais e dos fundos de pensão, a Câmara deverá votar terça-feira (14) os dois projetos. “São duas matérias prioritárias para o governo e devem ser prioritárias também para o Congresso, já que o país atravessa um momento difícil e muito é por conta do desvio de dinheiro e da corrupção nas estatais”, disse Moura.

Na última segunda-feira (6), o presidente interino Michel Temer mandou paralisar todas as nomeações para diretorias e presidências de empresas estatais e fundos de pensão, enquanto a Câmara dos Deputados não aprovar os projetos que limitam as indicações a pessoas com qualificação técnica.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias