Cristina Mautoni presta depoimento na CPI do Carf

Publicado em 02/06/2016 - 10:18 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Respaldada por um habeas corpus, a sócia da empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos, Cristina Mautoni Marcondes Machado, informou que por orientação de seu advogado permanecerá em silêncio hoje (2) durante o depoimento que presta na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

De acordo com investigadores da Operação Zelotes, diversas empresas de grande porte teriam influenciado integrantes do conselho, responsável por julgar recursos por elas apresentados, referentes a dívidas com a Receita Federal. Posteriormente, foram levantadas suspeitas sobre a atuação de advogados e servidores públicos em favor da aprovação de medidas provisórias (MPs), o que abriu novos leques de investigações.

Cristina é esposa e sócia de Mauro Marcondes Machado na empresa Marcondes & Mautoni (M&M), acusada de atuar ilegalmente em favor da aprovação da reedição da Medida Provisória 471/2009, que prorrogou incentivos fiscais concedidos em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a indústrias dos setores automobilístico e de autopeças. A Polícia Federal investiga, por meio da Operação Zelotes, a ocorrência de ilegalidades em meio a lobbies que, supostamente, foram feitos visando à reedição do texto.

As suspeitas são de que a empresa LFT Marketing Esportivo, do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luís Cláudio Lula da Silva, teria sido beneficiada a partir da prestação de serviços à M&M.

Na primeira leva de questionamentos, o deputado Izalci (PSDB-DF) perguntou se Cristina alguma vez se encontrou com o ex-secretário geral da Presidência da República Gilberto Carvalho. Apesar de, em um primeiro momento, ela ter dito que não, logo em seguida voltou atrás e disse que por orientação do advogado permaneceria em silêncio.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias