PF marca para o dia 14 de junho depoimento de Renan em inquérito da Lava Jato

Publicado em 03/06/2016 - 17:59 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Polícia Federal (PF) marcou para o dia 14 de junho, às 15h, em Brasília, o segundo depoimento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) no inquérito da Operação Lava Jato que apura a suposta prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) também é investigado no processo.

A intimação foi assinada no dia 1º de junho pelos delegados responsáveis pela investigação. A data foi marcada após decisão do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou pedido feito pela defesa de Renan Calheiros para que o depoimento fosse por escrito. Na decisão, Zavascki concordou com os argumentos apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que o senador deve ser interrogado.

Renan foi citado no depoimento de delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Em julho do ano passado, Costa declarou ao juiz federal Sérgio Moro que o senador tinha um “representante” que negociou propina com ele. Após a divulgação do depoimento, Renan refutou as acusações do ex-diretor da Petrobras e disse que suas relações com diretores de instituições públicas nunca ultrapassaram os limites institucionais.

No primeiro depoimento no inquérito, em agosto do ano passado, Renan negou ter recebido propina do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato e considerou absurdas as acusações de Paulo Roberto Costa de que teria tratado de comissionamento sobre contratos da Diretoria de Abastecimento da empresa.

No mesmo inquérito, no dia 25 de maio, a Polícia Federal decidiu indiciar o deputado federal Aníbal Gomes pelo crime de corrupção passiva pela suposta atuação na Petrobras para favorecer categoria dos práticos do Porto de Santos, em 2008. Em depoimento à PF, Gomes negou as acusações e disse que apenas pediu a Paulo Roberto Costa o agendamento de uma reunião com representantes dos práticos.

*Texto ampliado às 20h34

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias