Começa votação para escolha do novo presidente da Câmara

Publicado em 13/07/2016 - 21:25 Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Após o discurso dos 14 candidatos inscritos na disputa à presidência da Câmara, o presidente em exercício da Casa, deputado Waldir Maranhã (PP-MA), deu início há pouco ao processo de votação.

A eleição ocorrerá por meio de urnas eletrônicas e o voto será secreto, conforme prevê o regimento interno da Casa. Para ser eleito, o deputado precisará da maioria absoluta, ou seja, 257 votos. Caso ninguém consiga atingir esse número na primeira votação, haverá segundo turno entre os mais votados.

Em caso de empate, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, a disputa será decidida obedecendo aos seguintes critérios: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.

A ordem dos candidatos na cédula eletrônica de votação será a mesma dos discursos, que foi definida antes do início da sessão por meio de sorteio. Logo após a votação será anunciado o resultado. 

Em caso de realização de segundo turno, será concedido um intervalo de uma hora e, em seguida, aberto novamente tempo de dez minutos para os candidatos se manifestarem. Em seguida será realziada a votação, com a expectativa de que também dure uma hora e meia.

Será eleito o candidato que obtiver maioria simples dos votos. Em ambos os casos, os votos em branco serão contados para efeito de quórum, mas não serão contabilizados para esse fim os votos nulos.

Após a eleição será anunciado o resultado e o vencedor tomará posse no cargo imediatamente.

O deputado que for eleito para o mandato tampão com validade até 31 de janeiro. Além do status de presidente da casa legislativa, o novo mandatário da Casa comandará também um orçamento de R$ 5,2 bilhões e ainda será colocado como segundo na linha de sucessão da Presidência da República.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias