Presidência da Câmara: Rodrigo Maia e Rogério Rosso vão para segundo turno

Publicado em 13/07/2016 - 22:00 Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil * - Brasília

Brasília - O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 120 votos, e o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), com 106 votos, disputarão o segundo turno da eleição para presidente da Câmara dos Deputados(Fabio Rodrigues Pozzebo

 O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 120 votos, foi o mais votado no primeiro turno da leição para a presidência da CâmaraFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Com 120 votos, o deputado  Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai disputar, ainda nesta quarta-feira (13), o segundo turno da eleição para presidência da Câmara dos Deputados com o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que recebeu 106 votos no primeiro turno, encerrado há pouco no plenário.

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) ficou em terceiro lugar,  com 70 votos, seguido por Giacobo (PPS-PR), com  59. O segundo turno será realizado dentro de uma hora. O vencedor vai completar o mandato do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo e ocuparia a presidência da Câmara até fevereiro de 2017.

O deputado Esperidiao Amim (PP-SC), recebeu 36 votos; Luiza Erundina (PSOL-SP), 22; Fábio Ramalho (PMDB-MG),18;  Orlando Silva (PCdoB-SP),16; Cristiane Brasi l (PTB-RJ), 13; Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), 13; Carlos Manato ( SD-ES), 10; Miro Teixeira (Rede-RJ), 6 e Evair Vieira de Melo ( PV-ES), 5 votos.

Perfis

Rodrigo Maia – Filho do ex-prefeito do Rio de Janeir, Cesar Maia, Rodrigo Maia está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ex-presidente do Democratas (DEM), o parlamentar já foi por duas vezes líder da bancada do partido na Câmara.

Rogério Rosso – Deputado federal desde 2015, Rosso é advogado e ocupou cargos públicos no governo do Distrito Federal na gestão de Joaquim Roriz. Em 2010, foi escolhido governador em eleição indireta da Câmara Legislativa do DF para um mandato tampão, após a saída do ex-governador José Roberto Arruda. Líder do PSD na Câmara, Rosso presidiu a Comissão do Impeachment que analisou a denúncia contra a presidenta afastada Dilma Rousseff na Casa. É aliado de Cunha.

Busca de consenso

No discurso em plenário, o deputado Rodrigo Maia destacou sua biografia e se disse pronto para assumir o comando da Casa. “Ofereço a dimensão da experiência que acumulei em quase 20 anos aqui dentro e a correção pela qual pautei minha vida pública”, disse Maia.

Citando a crise econômica que atinge o país e a crise política por que passa o Parlamento, o deputado afirmou que as repúblicas nunca se consolidam sem a força dos parlamentos.

“Quando a Câmara é atacada ou mal defendida, é cada um dos nossos mandatos que atacam”, disse Maia. “Sei que estou pronto para navegar nessa tormenta, que passará. A Câmara, o Congresso e o Brasil são maiores que qualquer crise”, finalizou.

Estabilidade do governo

Brasília - O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 120 votos, e o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), com 106 votos, disputarão o segundo turno da eleição para presidente da Câmara dos Deputados(Fabio Rodrigues Pozzebo

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), obteve 106 votos e disputa o segundo turno da eleição para presidente da Câmara dos Deputados com Rodrigo MaiaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Já o deputado Rogério Rosso afirmou que, caso eleito presidente da Câmara, sua plataforma de trabalho será cumprir a Constituição, respeitar as instituições, honrar a atividade parlamentar e integrar as frentes parlamentares.

Segundo Rosso, qualquer um que seja eleito presidente precisa garantir a governabilidade e a estabilidade do governo do presidente interino Michel Temer. “Fico pensativo quando se fala em golpe. Cumprir a Constituição não é golpe e é isso que temos de fazer.” O deputado afirmou que quem for eleito tem obrigação constitucional de colocar em votação as matérias de interesse do país.

* Com informações da Câmara dos Deputados

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias