PDT se alia ao PTB e lança candidatura à prefeitura de Belo Horizonte

Publicado em 03/08/2016 - 14:12 Por Leo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil - Belo Horizonte

O PDT oficializou ontem (2) o nome do deputado estadual Sargento Rodrigues com candidato à prefeitura de Belo Horizonte. A definição ocorreu após uma confusão ocorrida na convenção partidária realizada no último domingo (31), quando uma ala da legenda se opôs à candidatura própria e indicou o nome do vereador Bruno Miranda como vice de Paulo Brant, do PSB. Com os ânimos exaltados e sem acordo, a decisão foi adiada.

A candidatura de Sargento Rodrigues ganhou mais consistência e respaldo interno após o PDT costurar um apoio com a presidente municipal do PTB, Elaine Matozinhos, que deverá buscar em seu partido um nome para ser vice na chapa.

A coligação promove uma reviravolta, já que o PSDB dava como certa a presença do PTB na chapa de seu candidato, João Leite. Elaine Matozinhos esteve presente na convenção que oficializou o nome tucano, na última quinta-feira (28).

Com a definição, Sargento Rodrigues é o oitavo candidato confirmado. Além dele, já foram lançados Luis Tibé (PTdoB), Marcelo Álvaro (PR), Paulo Brant (PSB), Alexandre Kalil (PHS), João Leite (PSDB), Maria da Consolação (PSOL) e Paulo Lamac (Rede).

Outras convenções

O número deve crescer até sexta-feira, quando mais partidos com pré-candidatos farão suas convenções: PT, PMDB, PCdoB, PV, PSD, Pros, Pstu e PCO. Com tantos nomes na disputa, a maior dificuldade das legendas está em articular alianças e definir os vices. A coligação mais consolidada até o momento é a de Luis Tibé (PTdoB), que reuniu outros seis partidos: PRP, PTC, PEN, PSL, PPL e SD.

Amanhã (4), será a vez do PT realizar sua convenção. O partido deverá aprovar como candidato o deputado federal Reginaldo Lopes. Ele espera ter Jô Moraes (PCdoB) como vice. Oficialmente, ela ainda é pré-candidata do partido. Mas dirigentes do PCdoB já admitem que Jô negocia para compor a chapa do PT ou da Rede, que tem Paulo Lamac como candidato.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias