Temer está “aberto ao diálogo” sobre crise nos estados, diz governador

Publicado em 16/08/2016 - 19:22 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Entrevista coletiva do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg após encontro com o presidente interino, Michel Temer (Valter Campanato/Agência Brasil)

Entrevista coletiva do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg após encontro com o presidente interino, Michel Temer Valter Campanato/Agência Brasil

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse hoje (16) que o presidente interino Michel Temer demonstrou estar “aberto ao diálogo” e ser “compreensivo” com a situação dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que ainda pedem socorro mesmo após a aprovação do projeto de lei que trata da renegociação das dívidas estaduais com a União.

Rollemberg e mais doze governadores se reuniram com Temer na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, para apresentar as dificuldades econômicas de seus estados. O grupo argumenta que, apesar do acordo para o alongamento dos débitos, algumas unidades da federação ainda precisam de auxílio federal.

Segundo Rollemberg, Temer vai determinar à equipe econômica a busca de alternativas para resolver a situação. As demandas deverão ser resolvidas separadamente para cada uma das unidades da federação, já que o fundo de exportação, por exemplo, pode atender a algumas e a retomada de empréstimos a outras.

“Há uma percepção de que a renegociação favoreceu bastante alguns estados que têm um nível de endividamento muito grande, mas outros estados, como os do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, continuam com dificuldades muito grandes. As alternativas vão ter que ser tratadas de acordo com as características de cada estado”, disse o governador do DF.

O encontro com Temer durou cerca de uma hora e também teve a participação dos governadores de Roraima, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso, Alagoas, Pará, Bahia, Tocantins, Goiás, Acre e Piauí. Mais cedo, parte deles esteve no Congresso Nacional para uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, que também participou do encontro no Planalto.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias