Eleições no estado do Rio foram marcadas por poucos santinhos nas ruas, diz juiz

Publicado em 02/10/2016 - 16:52 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As eleições no estado do Rio de Janeiro foram as primeiras marcadas pela diminuição significativa de santinhos – minipanfletos com foto e número do candidato – nas ruas, disse o coordenador de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Marcello Rubioli. Ele considerou exceção o fato de que alguns bairros da capital estarem sujos, mas ressaltou que os candidatos sujões serão punidos.

“Esta é a primeira eleição onde há ausência de poluição visual flagrante”, disse Rubioli. “Tem alguns bairros que estão bem sujos”. Segundo ele, os candidatos que espalharam santinhos vão ser chamados à responsabilidade. “Não é possível que um pretenso administrador, aquele que queira administrar a nossa cidade, já comece sujando aquilo que ele quer guardar”, acrescentou.

Segundo Rubioli, a votação deste domingo (2) ocorreu em clima de normalidade e paz. Ele classificou de pontuais os casos de boca de urna e de poluição eleitoral.

“É verdade que flagramos alguns candidatos e eleitores praticando crime de boca de urna e alguns derrames, que são despejos de material na rua. Mas esses candidatos já tiveram seus nomes apurados e vão ser objeto de uma ação eleitoral para tentar cassar o registro de candidatura por abuso de poder econômico”. Porém, o clima de tranquilidade imperou, disse.

O TRE-RJ recebeu ao longo da campanha eleitoral milhares de denúncias de propaganda eleitoral irregular e de abuso de poder econômico e político. Segundo Rubioli, o assistencialismo foi o grande foco dessa campanha, mas os casos podem resultar em cassação da candidatura, mesmo nos casos em que o político seja eleito. “A grande pena que o político pode ter é perder o seu registro de candidatura e não poder ser diplomado no caso de, eventualmente, ser eleito”, declarou.

Vários candidatos a prefeito e a vereador no estado do Rio de Janeiro, principalmente da capital, estão sujeitos a essa penalidade, revelou o juiz. De acordo com ele, vários candidatos a prefeito e a vereador no estado foram presos fazendo boca de urna. Rubioli alertou ainda que carreatas de candidatos a prefeito na cidade do Rio de Janeiro ocorreram neste domingo, o que também constitui crime de boca de urna. “Isso é inadmissível”, disse.

O coordenador de Fiscalização disse que foi feito um grande acordo de cooperação entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Ministério Público e o TRE-RJ para que a eleição transcorresse sem nenhum risco para a população e com tranquilidade. “Ocorrências pontuais fazem parte do previsto”, destacou.


Fonte: Juiz classifica eleição como a primeira livre de "santinhos" nas ruas

Edição: Wellton Máximo

Últimas notícias