Gean Loureiro e Angela Amin disputam segundo turno em Florianópolis

Loureiro obteve 40,39% dos votos válidos e Angela Amin ficou com 24,57

Publicado em 02/10/2016 - 19:29 Por Da Agência Brasil - Brasília

O candidato Gean Marques Loureiro (PMDB) vai disputar o segundo turno das eleições em Florianópolis (SC) contra Angela Amin (PP). Finalizada a apuração dos votos, Loureiro obteve 40,39% dos votos válidos, enquanto Angela Amin ficou com 24,57% dos votos.

Gean Loureiro tem 43 anos e nasceu em Florianópolis. O peemedebista é formado em direito e administração e também mestre em engenharia de produção e doutorando em engenharia do conhecimento. Essa é a segunda vez que ele disputa a prefeitura de Florianópolis. 

A primeira vez foi em 2012, quando conquistou 27,37% dos votos e foi para o segundo turno com Cesar Souza Júnior (PSD). Na ocasião, foi derrotado por uma margem pequena, com 47,36% dos votos, contra 52,64% do adversário.

Loureiro foi eleito vereador aos 19 anos, sendo o mais jovem eleito para o cargo na cidade. Foram cinco mandatos seguidos de vereador antes de se candidatar – e ser eleito – deputado federal em 2010. Em 2014, foi eleito deputado estadual.

Adversária

Sua adversária no segundo turno, Angela Amin tenta voltar à prefeitura de Florianópolis, após comandar a cidade de 1997 a 2004. Angela Amin, 62 anos, é formada em matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre e doutora em engenharia e gestão do conhecimento. Natural de Indaial (SC), é casada com o ex-governador do estado e atual deputado federal Esperidião Amin. 

Sua carreira em cargos políticos começou em 1988, quando foi eleita vereadora de Florianópolis. Dois anos depois, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, depois de uma campanha bem-sucedida para se tornar deputada federal.

Após oito anos como prefeita da capital catarinense, voltou à Câmara Federal em 2007. Em 2010, concorreu ao governo estadual, mas perdeu para Raimundo Colombo (DEM), que ganhou no primeiro turno, com 52,72% dos votos.

Edição: Ivan Richard Esposito

Últimas notícias