Microsoft abre em Brasília primeiro Centro de Transparência da América Latina

Publicado em 19/10/2016 - 18:17 Por Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil* - Brasília

Brasília - O presidente em exercício da Presidência da República,Rodrigo Maia, durante o lançamento do Centro de Transparência da Microsoft, no ParkShopping de Brasília. Participam do encontro o ministro da Ciê

O presidente em exercício da Presidência da República,Rodrigo Maia, durante o lançamento do Centro de Transparência da Microsoft em Brasília. Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, esteve nesta quarta-feira (19) na inauguração do Centro de Transparência da Microsoft em Brasília,  o primeiro na América Latina.

Segundo a empresa, o novo espaço possibilitará ao governo brasileiro ter acesso a informações  sobre crimes cibernéticos, através de uma parceria. O centro conta com especialistas no tema e vai atender não só ao Brasil mas também aos países da América Latina. Outras três regiões já possuem a estrutura: América do Norte, Europa e Ásia.

Durante a abertura do evento, Maia disse que a decisão da Microsoft de implantar no Brasil um centro de vanguarda na área de tecnologia “vem em um momento adequado, em que o governo brasileiro diz [que] ou nós vamos ter eficiência e  aumentar a produtividade ou as soluções para o Brasil não terão um final feliz”.

Para o presidente em exercício, a iniciativa vai auxiliar o país a melhorar sua eficiência. Ele disse ainda que a Câmara dos Deputados está trabalhando para modernizar as leis brasileiras relacionadas à transparência e segurança digitais.

Maia disse ainda que a Câmara e o governo brasileiro decidiram que a reorganização das contas públicas é uma prioridade e citou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também presente ao evento, destacou que o equipamento da Microsoft vai proporcionar aos pesquisadores brasileiros a oportunidade de ganhar conhecimento e avançar em pesquisa na área cibernética. “Com isso, vão ganhar qualidade os trabalhos, os projetos brasileiros [no setor]”, disse.

A inauguração do Centro de Transparência da Microsoft em Brasília, no Park Shopping, contou também com a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e outras autoridades.

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias