Temer: juristas são responsáveis por contestar violação ou desvio constitucional

Publicado em 27/10/2016 - 20:23 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Presidente Michel Temer durante entrevista coletiva após cerimônia de Apresentação de Credenciais de Embaixadores, no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasil)

Presidente Michel Temer durante entrevista coletiva após cerimônia de Apresentação de Credenciais de Embaixadores, no Palácio do PlanaltoValter Campanato/Agência Brasil

O presidente Michel Temer disse hoje (27) que os juristas são defensores da democracia e que cabe a eles contestar qualquer violação ou desvio constitucional. A declaração foi feita em discurso de homenagem a quatro magistrados estrangeiros que receberam a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

“Um fato que sempre me chamou atenção ao longo da minha vida profissional e da vida profissional dos que se dedicam à ciência jurídica, é que todos eles foram aqui, digamos, empunhadores da bandeira da democracia. É interessante, como nós, da área jurídica, temos uma vocação muito acentuada para a democracia, para a vida pública”, disse o presidente, que já foi professor de direito.

Mais alta condecoração brasileira, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul foi concedida hoje a quatro estrangeiros estudiosos do direito: Albert Louis Sachs, Carlos Blanco de Morais, Gunther Teubner e Jeffrey Jowell. Segundo Temer, os estudiosos das ciências jurídicas têm “muita vocação para sustentar a democracia em todos os países”.

“Quando a democracia é violada, você precisa contestar aquela violação. Eu, na qualidade circunstancial de presidente da República, agradeço pela oportunidade de sediar aqui no Palácio do Planalto, esta homenagem à democracia do Brasil do mundo”, acrescentou.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias