TSE confirma segundo turno em Belford Roxo

Os ministros decidiram manter o registro de candidatura de Deodalto

Publicado em 27/10/2016 - 12:19 Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou hoje (27) que o município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, terá segundo turno na eleição para prefeito no próximo domingo (30). Por 5 votos a 2 no plenário, os ministros decidiram manter o registro de candidatura de Deodalto José Ferreira, o Dr. Deodaldo (DEM), que foi o mais votado no primeiro turno e vai disputar o pleito com Waguinho (PMDB).

O candidato havia sido multado em 2010 por prática de conduta vedada em benefício do irmão, que concorria. Apenas o irmão dele foi punido com inelegibilidade, pois, segundo o ministro Luiz Fux, indeferir a candidatura às vésperas da eleição causaria insegurança jurídica.

Assim como o relator do processo, o ministro Henrique Neves, Fux defendeu a adoção de uma orientação que eventualmente impediria a candidatura de pessoas punidas por condutas graves antes de serem candidatas. Fuz havia pedido vista do processo na última terça-feira, e a votação foi retomada hoje.

Deodalto pôde prosseguir em campanha antes da decisão final por ter obtido um mandado de segurança, que também manteve seu nome na urna eletrônica.

Outros municípios

O segundo turno das eleições também será disputado em outros municípios da região metropolitana. Em São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do estado, Dr. José Luiz Nanci (PPS) concorre com Dejorge Patricio (PRB). Em Niterói, Rodrigo Neves (PV) e Felipe Peixoto (PSB) estão no pleito.

A Baixada Fluminense terá eleição em Duque de Caxias, onde Washington Reis (PMDB) e Dica (PTN) disputam a prefeitura; e em Nova Iguaçu, onde Rogério Lisboa (PR) e Nelson Bornier (PMDB) são os candidatos. Na capital, estão na disputa Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL).

Em Petrópolis, na região serrana, e em Volta Redonda, no sul do estado, também haverá segundo turno. Bernardo Rossi (PMDB) e Rubens Bomtempo (PSB) concorrem em Petrópolis, e Baltazar (PRB) e Samuca Silva (PV), em Volta Redonda.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias