Membros do Conselhão sugerem “governança de políticas sociais”

Publicado em 21/11/2016 - 18:11 Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o governo ouviu dos integrantes do órgão uma sugestão para aplicar uma "espécie de governança de políticas sociais”. De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a proposta foi feita pela economista-chefe da empresa XP Investimentos, Zeina Latif, que faz parte do chamado Conselhão.

"[A ideia é o] governo fazer uma análise criteriosa, de item por item, dos seus investimentos na área social: educação, saúde, segurança, habitação, transferência de renda, o próprio Bolsa Família. Foi uma boa sugestão", disse Padilha.

Além da governança de políticas sociais, os conselheiros se dividiram em grupos que vão debater, separadamente, temas como ambiente de negócios, desburocratização e modernização do Estado, produtividade e competitividade, e educação.

Durante a manhã, os conselheiros estiveram frente a frente com o presidente Michel Temer, que comandou pela primeira vez uma reunião do órgão. Parte das intervenções focou na defesa de medidas impopulares para a retomada do crescimento econômico. À tarde, os 96 integrantes do Conselhão se dividiram em cinco grupos de trabalho para discutir temas específicos. Segundo Padilha, ao final do encontro, o fundador da ONG Afroreggae, José Júnior, disse que a pauta estava “muito inclinada” para o desenvolvimento econômico e sugeriu uma manifestação do órgão sobre a área social.

“Hoje o que nós fizemos foi ouvir. Ouvimos muito. Ouvimos, pela parte da manhã, 12 representantes, e agora à tarde, 72 participantes foram ouvidos de alguma forma ou de outra. Penso que foi dia de muita audição e muitas sugestões positivas, que acabamos acolhendo e vamos implementar”, disse Padilha, ao final das reuniões.

*Matéria alterada às 19h32 para acréscimo de informações 

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias