Câmara escolhe membros do CNJ e do Conselho Nacional do Ministério Público

Publicado em 15/12/2016 - 13:01 Por Débora Teles Brito - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados escolheu hoje (15) novos membros para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Em votação secreta, os deputados elegeram, por 141 votos, como conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille, procuradora de Justiça do estado do Paraná. Para conselheiro do CNMP, os deputados escolheram, por 225 votos, Gustavo do Vale Rocha, advogado que já paz parte do conselho. A escolha pelo Poder Legislativo de dois integrantes da composição total desses conselhos está prevista na Constituição Federal. A decisão deve passar pelo plenário do Senado e depois por sanção presidencial.

Gustavo do Vale Rocha foi o único candidato à vaga de conselheiro do CNMP. Para a vaga do CNJ concorreram Maurício Vasconcelos, Alex Machado Campos, Anderson Alves Garcia, Felipe Cascaes Sabino, José Augusto Torres (Guto), Lucas de Castro Rivas, Maria Tereza Uille. Felipe Cascaes desistiu da candidatura na última hora. O protocolo de desistência ocorreu depois do início da sessão.

Quem votou no candidato desistente, teve o voto anulado e não pôde escolher outro nome. Um deputado sugeriu o cancelamento da votação, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rejeitou a solicitação.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.