Candidatos à presidência da Câmara buscam votos dos indecisos

Publicado em 02/02/2017 - 10:50 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados ainda buscam votos de deputados indecisos. A eleição para a Mesa Diretora da Casa é hoje (2). Seis candidatos concorrem ao cargo: Jovair Arantes (PTB-GO); Luiza Erundina (Psol-SP); Júlio Delgado (PSB-MG); Andre Figueiredo (PDT-CE); Jair Bolsonaro (PSC-RJ); e o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Não sei se tenho muitos ou poucos [votos]. Eu tenho o meu e ainda estou procurando conversar com os outros deputados para esse primeiro turno”, disse o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele foi o último candidato a se registrar, após o Supremo Tribunal Federal liberar sua candidatura à reeleição.

O deputado Jovair Arantes (PTB-GO) está confiante na vitória e também busca votos nesta manhã. “Meu plano de ação é o voto da amizade, o auricular, o voto silencioso”, disse. Para ele, apesar do presidente Michel Temer não ter feito nenhuma ação para ajudar os candidatos da base, uma grande parte do governo esteve ao lado de Rodrigo Maia. “Isso faz parte do processo, mas entendo que é ruim e que a paridade de armas sempre é importante principalmente com aliados. Essa paridade não existiu e não tenho preocupação com isso”, disse.

André Figueiredo (PDT-CE) disse que Maia é o candidato do Palácio do Planalto, ressaltou que “não está contando os votos” e aposta em segundo turno para a eleição da Mesa.

O líder do PSD, Rogério Rosso (PSD-DF), que foi um dos primeiros a anunciar a candidatura, desistiu de concorrer. Ele disse que sempre reafirmou que, caso o STF liberasse a condidatura de Maia, retiraria a própria, pois trabalha pelo consenso da base aliada do governo. “Nós temos, nesses próximos dois anos, essa travessia difícil de aprovação de reformas que exigem quorum qualificado e união. Mais um candidato da base do governo sempre cria de certa forma uma divisão”, disse, contando que apoio a candidatura de Jovair Arantes. 

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias