Governador do MT defende indicações políticas para superintendentes fiscais

Publicado em 21/03/2017 - 13:00 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - Governador do Mato Grosso, Pedro Taques, durante cerimônia para anúncio de recursos para a merenda escolar de todo o país, no Palácio do Planalto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Governador do Mato Grosso, Pedro Taques, se reuniu hoje com o presidente Michel Temer Arquivo/ Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, afirmou hoje (21) que não vê problema no fato de cargos de superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento serem ocupados por indicados políticos. Segundo Taques, o problema está na prática de crime, e não na indicação política, uma vez que essas indicações podem ser técnicas.

Perguntado sobre a proposta apresentada por fiscais federais para que os cargos de superintendentes fiscais do ministériopa não sejam ocupados por indicados políticos, mas por servidores do quadro, o governador disse que indicações políticas não são não ver problema, uma vez que podem adotar como critério a questão técnica.

“É bom que [os indicados] sejam técnicos. Mas os técnicos podem ser indicados politicamente. Isso é fato! Mais do que isso, [o problema] não é a indicação política: é alguém que comete o ilícito e tem de ser responsabilizado”, afirmou o governador, que foi recebido nesta terça-feira pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto.

Ao sair, Taques manifestou preocupação com o impacto que as denúncias de irregularidades na fiscalização de frigoríficos apontadas pela Operação Carne Fraca podem causar à economia do país. “Não podemos fazer desse fato instrumento para perturbar na conquista de mercados internacionais.”

Afastamentos e nomeação

O Ministério da Agricultura divulgou, há pouco, nota na qual apresenta uma lista com os 33 servidores afastados do cargo em razão da investigação da Polícia Federal. De acordo com a Corregedoria-Geral do ministério, “esses servidores estão respondendo a processo administrativo disciplinar e já tiveram os nomes publicados no Diário Oficial da União e no Boletim de Pessoal e Serviços Internos do Mapa”.

No Diário Oficial de hoje, foi publicada a designação de Ricardo Augusto de Faria e Silva como substituto do superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás.

Edição: Lidia Neves

Últimas notícias