Maia diz que PMDB está tentando reduzir o crescimento do DEM na Câmara

Publicado em 20/09/2017 - 22:47 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O presidente da República em exercício Rodrigo Maia participa de recepção em homenagem à data nacional do Chile (Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente da República em exercício Rodrigo Maia disse que o PMDB está tentando “reduzir o crescimento do Democratas na Câmara dos Deputados”Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, mostrou todo seu descontentamento com o PMDB após um evento na noite de hoje (20), em Brasília. Segundo ele, o PMDB está tentando “reduzir o crescimento do Democratas na Câmara dos Deputados”. Maia acusou “ministros do Palácio”, sem citar nomes, e o presidente nacional do partido, senador Romero Jucá, de dar “facada nas costas” do DEM.

“Que o PMDB pare de tentar reduzir o crescimento do Democratas na Câmara dos Deputados. Isso é uma coisa que eu alertei o presidente da República, isso é muito grave e não ajuda quando o próprio Palácio participa dessa operação. Estou falando da ação que o presidente do PMDB, com alguns ministros do Palácio, para enfraquecer o Democratas”, disse Maia ao falar com a imprensa após solenidade em homenagem ao Dia Nacional do Chile, na embaixada do país em Brasília.

Maia disse que se os dois partidos são aliados, eles tem que ser aliados. “O partido está incomodado, os deputados estão incomodados com a ação não dos nossos adversários, mas dos nossos aliados contra o nosso partido”.

O presidente em exercício se referiu a um episódio que jogou DEM e PMDB em lados opostos em julho deste ano. Na ocasião, deputados do PSB que apoiam as reformas propostas pelo governo haviam manifestado intenção de deixar o partido. Esses deputados foram disputados pelos dois partidos. A líder do PSB na Câmara, deputada Tereza Cristina, uma das insatisfeitas com o partido, conversou tanto com o presidente Michel Temer quanto com Maia. Mais tarde, no mesmo dia, Temer foi à casa de Maia  para debelar a crise ainda no nascedouro.

“Ele foi à minha residência dizer que nada daquilo era verdade. O presidente do PMDB [o senador Romero Jucá] ligou para o presidente do DEM [o senador Agripino Maia] para dizer que eles não tinham nenhum interesse nos parlamentares do PSB e o que estamos vendo é outra coisa”, afirmou Maia na noite de hoje. Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de Jucá disse que o senador não vai se manifestar sobre as acusações de Rodrigo Maia.

Mal interpretado

Antes de disparar contra o PMDB, Maia havia dito que não emitiria opiniões durante a apreciação da segunda denúncia contra Temer na Câmara dos Deputados. Ele disse que foi mal interpretado na ocasião da primeira denúncia contra o presidente e que agora não emitirá nenhuma opinião. Na época, a lealdade do presidente da Câmara a Temer foi questionada.

“Eu vou ficar bem distante desse assunto, não vou conversar com nenhum deputado, não vou omitir mais nenhuma opinião. Na primeira denúncia a minha opinião foi mal interpretada pelas pessoas que falam demais no Palácio [do Planalto]. Então agora eles terão de mim o silêncio absoluto. Nenhuma opinião nem contra nem a favor”.

 

 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias