Luiz Fux toma posse na presidência do TSE

Publicado em 06/02/2018 - 19:59 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasília - O presidente Michel Temer participa da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, e da vice-presidente do tribunal a ministra Rosa Weber, no TSE (Beto Barata/PR)

Posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, e da vice-presidente do tribunal, ministra Rosa WeberBeto Barata/PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux tomou posse na noite de hoje (6) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia foi acompanhada pelo presidente Michel Temer; o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira; e a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, além de outras autoridades.

Fux sucederá o ministro Gilmar Mendes no cargo. A vice-presidência da Corte Eleitoral será ocupada pela ministra Rosa Weber, que presidirá o tribunal nas eleições de outubro. Isso porque no dia 15 de agosto, Fux completará dois biênios como ministro no TSE e deverá deixar o tribunal.

Luiz Fux nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele foi o primeiro ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

O TSE é composto por sete ministros. A presidência é ocupada por ordem de antiguidade entre os três ministros do STF que também compõem o tribunal eleitoral. Dois ministros oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia completam a composição do TSE.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias