Temer assina decreto de homologação de terra indígena em Mato Grosso

Milhares de índios estão em Brasília para o Acampamento Terra Livre

Publicado em 26/04/2018 - 19:01 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente Michel Temer assinou hoje (26) decreto de homologação da Terra Indígena Baía dos Guató, dos índios Guató, em Mato Grosso. O decreto homologa a demarcação da terra para posse permanente desse povo. Trata-se de uma área de 20 mil hectares, no município de Barão do Melgaço. Os índios Guató são conhecidos também como “índios pantaneiros”.

Índios que participam do Acampamento Terra Livre (ATL) fazem manifestação em frente ao STF. O ato tem como objetivo defender o efetivo respeito aos direitos indígenas (Valter Campanato/Agência Brasil)
A criação da terra indígena ocorre durante presença de milhares de índios em Brasília para o 15º Acampamento Terra Livre (Valter Campanato/Agência Brasil)

O decreto será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (27). A assinatura ocorre na semana em que milhares de povos indígenas estão reunidos em Brasília, no 15º Acampamento Terra Livre. Os indígenas apelam por mais atenção à demarcação de terras, cuidados com saúde e educação, assim como investimentos específicos.

O Acampamento Terra Livre é considerada a maior mobilização indígena do Brasil. Até o próximo dia 27, há programações intensas no acampamento, com reuniões plenárias, rituais, rezas, danças, lançamentos de publicações e a projeção de filmes e documentários.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias