Acre terá inspecionada confiabilidade de seis urnas

Publicado em 06/10/2018 - 19:49 Por Renata Martins* - Enviada especial - Rio Branco

Seis urnas terão a confiabilidade inspecionada no Acre. O sorteio ocorreu hoje (6), em Rio Branco, na sede do Tribunal Regional Eleitoral - TRE. Entre as urnas sorteadas, as das cidades de Feijó, Sena Madureira e Rodrigues Alves serão auditadas nas próprias seções eleitorais, antes de começar a votação.

As demais passarão por análise em ambiente controlado por câmeras e auditores durante todo o dia de votação, amanhã, no Fórum Eleitoral de Rio Branco.

O Acre tem 547.680 eleitores aptos para votar e quase a metade é da capital.

O acesso aos locais de votação é um dos desafios das eleições no estado. Na quinta-feira, a chuva elevou o nível do rio Acre, o que pode comprometer estradas.

A presidente do TRE do Acre, Regina Ferrari, disse que dois helicópteros da Força Aérea Brasileira dão suporte e levam mesários e urnas às seções isoladas.

Ferrari destaca a segurança dos eleitores e das urnas como outro ponto de atenção nas eleições, especialmente em razão da atuação de facções criminosas no estado.

Segurança

A segurança durante as eleições no Acre é coordenada pela Polícia Federal e tem a participação do Exército e das forças estaduais de segurança pública.

Neste domingo, uma Central de Comando e Controle será instalada para atender ocorrências de maior complexidade como crimes eleitorais.

A votação será das 8h às 17h no horário local. O Acre tem duas horas de diferença em relação ao horário oficial de Brasília e, por isso, é quem encerra a apuração.

Quando a votação terminar para os eleitores acrianos, já serão 19h em Brasília. Só a partir desde horário é permitida a divulgação dos resultados eleitorais.

Rio Branco é terra natal da candidata à Presidência, Marina Silva. E foi na cidade em que nasceu que ela escolheu para passar as últimas horas antes das eleições.

Ela foi recebida por apoiadores no aeroporto local. Ao falar com a imprensa, a candidata da Rede Sustentabilidade disse que, no primeiro turno, o eleitor deve votar em quem acredita e reafirmou que seu projeto é unir o país.

 

*Repórter do Radiojornalismo 

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias