Eleições 2018: Pernambuco reelege o governador Paulo Câmara

Publicado em 07/10/2018 - 22:18 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil * - Brasília

Paulo Câmara (PSB) venceu a disputa para o governo de Pernambuco, garantindo a reeleição com 50,66% dos votos válidos até o momento e não pode mais ser alcançado. Armando Monteiro (PTB) ficou em segundo lugar, com 36,01% dos votos válidos. Já foram apurados 99,69% das urnas. Os votos brancos somam 6,85% e os nulos, 23,01%. A abstenção está em 17,90%.

Este foi o segundo pleito disputado pelo governador reeleito de Pernambuco. Câmara estreou nas urnas em 2014, apadrinhado pelo ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, durante a campanha presidencial de 2014. Pela segunda vez, Câmara foi eleito em primeiro turno, derrotando o senador Armando Monteiro, à época no PT. Economista de formação, o governador é pós-graduado em contabilidade e controladoria governamental e mestre em gestão pública pela Universidade Federal de Pernambuco.

Construiu uma carreira no serviço público, começando pelo Banco do Brasil, passando pelo Tribunal de Contas e pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Foi secretário de Administração, de Turismo e de Fazenda, nos dois mandatos de Eduardo Campos. Em 2013, sob a bênção de Campos, filiou-se ao PSB. No Palácio do Campo das Princesas, sofreu críticas ao nomear o filho de Campos, João Campos, para a chefia de gabinete do governo do estado. Apoiou o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas, para atrair os votos dos petistas, disse na campanha ter se arrependido da decisão. Tem 46 anos, é casado com Ana Luiza Câmara e tem duas filhas.

* Colaborou Luiza Damé, repórter da Agência Brasil

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias