Urnas desmistificam “detratores de plantão”, diz presidente do TRT-SP

Publicado em 28/10/2018 - 20:32 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, Carlos Eduardo Cauduro Padin, disse agora à noite que as eleições no estado transcorreram normalmente e que as ocorrências permaneceram na média de outras eleições.

“Eu agradeço às urnas, que corresponderam às expectativas e tenho certeza de que desmistificaram as expectativas dos detratores de plantão e dos agoureiros”, disse.

O desembargador confirmou na entrevista a vitória matemática de João Dória (PSDB) para o governo de São Paulo, com 51,77% dos votos válidos, contra os 48,23% do candidato Márcio França (PSB). Segundo ele a diferença de votos a serem apurados já era inferior à diferença entre os candidatos.

Segundo o último balanço, 806 urnas eletrônicas foram substituídas, o que corresponde a 0,8% do total de 97.168. Foram registradas ainda 20 ocorrências, com nove pessoas presas.

Segundo o TRE, a maioria delas foi detida por fotografar ou tentar tirar foto da urna e do voto. Duas prisões foram feitas por desacato a policiais, duas por propaganda eleitoral e uma por tentativa de violação do sigilo do voto.

Padin ressaltou ainda que a porcentagem de abstenções (21,79%) está na média das eleições anteriores.

 

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.