Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Presidente da Funai pede exoneração do cargo

Publicado em 14/01/2019 - 20:24

Por Da Agência Brasil Brasília

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Wallace Bastos, pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (14). A informação foi divulgada há pouco pelo órgão. Bastos estava à frente da Funai desde maio de 2018, quando foi nomeado para o cargo pelo então presidente Michel Temer.

Atualmente, a fundação está vinculada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A transferência do órgão da estrutura do Ministério da Justiça para a nova pasta foi definida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Na semana passada, o governo iniciou a revisão da política de demarcações de terras indígenas. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, se reuniu com os ministros Augusto Heleno (Segurança Insitucional), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Eles trataram da criação de conselho interministerial que vai analisar demarcação fundiária de terra indígena.

Terras indígenas

De acordo com a Funai, atualmente existem 462 terras indígenas regularizadas em todo o país. Essas áreas totalizam mais de 1 milhão de quilômetros quadrados (maior que a área do estado de Mato Grosso) e equivalem a 12,2% do território nacional. Pouco mais de 50% das áreas estão localizadas na Região Norte (54%).

* Texto atualizado às 18h10, do dia 17/01/2019, para correção de informações sobre áreas localizadas na Região Norte

Edição: Juliana Andrade

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias