Ronaldo Caiado é empossado como governador de Goiás

Publicado em 01/01/2019 - 10:24 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O novo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e seu vice, Lincoln Tejota (Pros), foram empossados hoje (1º), em Goiânia,na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Eleitos em primeiro turno com 1.773.185 votos, eles obtiveram 66,3% da preferência do eleitorado.

A sessão solene começou às 9 horas, pouco após o novo chefe do Poder Executivo entregar ao presidente da Assembleia, deputado estadual José Vitti (PSDB), cópia de sua declaração de Imposto de Renda. Na sequência, Caiado e Tejota fizeram o juramento e assinaram o livro de posse.

Posse, Caiado, Goáis

Ao tomar posse, Ronaldo Caiado disse que “transparência, trabalho, dedicação e empenho serão a ordem e a pauta do nosso governo”   - Divulgação AL/GO

“Este é um momento especial, que nos toma com muita emoção. Lógico que a minha responsabilidade é ainda maior. A expectativa é sempre de buscar alternativas para o momento que estamos vivendo”, disse Caiado, logo ao chegar à Assembleia. “Sinto-me preparado e o povo goiano pode saber que lutarei com todas as forças e não decepcionarei ninguém. Transparência, trabalho, dedicação e empenho serão a ordem e a pauta do nosso governo”, acrescentou o novo governador, prometendo priorizar as áreas de Segurança Pública, Educação e combater as desigualdades sociais.

Até as 10 horas, a cerimônia ainda não havia sido encerrada. Cumprindo o cerimonial, dois deputados estaduais discursarão antes de Caiado: Talles Barreto (PSDB), representando a oposição, e José Nelto (Podemos), em nome da situação. Só então Caiado falará, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia Goiás

Encerrada a solenidade na Assembleia Legislativa, presenciada pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, Caiado e Tejota deverão seguir, de carro, para a Praça Cívica, no centro de Goiânia, onde acontecerá, na entrada do Palácio das Esmeraldas, a solenidade em que José Eliton (PSDB) passará a faixa de governador a Ronaldo Caiado.

Em sua conta no twitter, Caiado escreveu, antes de chegar à Assembleia Legislativa, que o seu governo é o “começo de um novo ciclo”.

“É a esperança do povo goiano de o Estado voltar a crescer, é um marco para a política do Estado de Goiás. Com muito trabalho e dedicação, esperamos colocar Goiás nos trilhos o mais rápido possível. É um novo modelo de fazer política e gestão. Vai ser um governo de muita transparência”, disse.

Quem é o novo governador

Médico e empresário do agronegócio, Ronaldo Ramos Caiado tornou-se nacionalmente conhecido ao presidir, de 1986 a 1989, a União Democrática Ruralista (UDR), entidade criada para defender os interesses dos grandes produtores rurais.

Foi candidato a presidente da República em 1989, pelo PSD, mas fez menos de 1% dos votos.

Já filiado ao PFL (hoje DEM), no ano seguinte, Caiado foi eleito deputado federal por Goiás.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias