Senado aprova MP que autoriza barreira sanitária em terras indígenas

Objetivo é evitar contágio da população local pela covid-19

Publicado em 27/05/2021 - 20:40 Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil* - Brasília

O Senado aprovou hoje (27) a Medida Provisória (MP) 1.027/2021, que autoriza a Fundação Nacional do Índio (Funai) a planejar e montar barreiras sanitárias em áreas indígenas com o objetivo de evitar o contágio e a disseminação da covid-19 na população local. O texto passou pelo crivo dos deputados no início da tarde e foi aprovado pelos senadores horas depois. O texto segue agora para promulgação.

A MP estabelece que as barreiras sanitárias sejam compostas por servidores públicos federais ou militares e as ações, aplicadas até 31 de dezembro deste ano. O texto diz ainda que servidores públicos e militares dos estados, Distrito Federal e municípios também poderão compor as barreiras, desde que haja concordância do chefe do Poder Executivo, após solicitação ao ministro da Justiça e Segurança Pública.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil, 1.088 indígenas morreram na pandemia e 54.667 contraíram a doença, que afetou 163 povos. As barreiras sanitárias servirão para controlar o trânsito de pessoas e mercadorias em áreas indígenas. Os servidores receberão diárias pagas pela Funai.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

 

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias