Na pandemia, cerca de três milhões de pessoas perderam o emprego

Os dados são da edição semanal da PNAD Covid19, do IBGE

Publicado em 14/08/2020 - 12:45 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Nos últimos quatro meses de pandemia, cerca de 3 milhões de brasileiros ficaram desempregados. Com isso, a taxa de desocupação no país chegou a 13,7% na quarta semana de julho, atingindo 12,9 milhões de pessoas. Os dados fazem parte da edição semanal da PNAD Covid19, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

O levantamento analisou a semana de 19 a 25 de julho e revelou que, no período, o número de desempregados aumentou 4%, o que representa 550 mil pessoas a mais na comparação com a semana anterior, quando o contingente era de 12,3 milhões. Na primeira semana de maio, quando teve início a pesquisa, esse número era de 9,8 milhões.

A taxa de participação na força de trabalho ficou em 55,3% na quarta semana de julho, resultado considerado estável tanto em relação à semana anterior quanto na comparação com a primeira semana de maio. O mesmo aconteceu com a população fora da força de trabalho, que são aqueles que não estavam trabalhando nem procuravam por vaga de emprego. O número somou 76 milhões, o que mostra estabilidade em ambas as bases de comparação.

A coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, observa que apesar da alta, os indicadores do mercado de trabalho não oscilaram muito, com exceção da taxa de informalidade.

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 18,5 milhões de pessoas gostariam de trabalhar, mas não procuraram vaga de emprego. A justificativa levou em conta a pandemia ou a falta de ocupação na localidade em que moravam.  

A PNAD Covid19 é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada com apoio do Ministério da Saúde, para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho. 

O estudo também mede o número de pessoas com sintomas associados ao coronavírus. Nesse recorte, o levantamento indicou que dos 13,3 milhões de pessoas que se queixaram de algum sintoma de gripe, 3,3 milhões buscaram atendimento médico na semana analisada. Deste total, 159 mil pessoas ficaram internadas em algum hospital. No início de maio, quando a pesquisa começou, 26,8 milhões relataram algum sintoma. 

As estatísticas da Pnad Covid19 são consideradas experimentais pelo IBGE.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo