Após obras, estação de trem do Engenhão é entregue para os Jogos Rio 2016

Publicado em 13/07/2016 - 12:15 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro, entregou hoje (13) a Estação Olímpica de Engenho de Dentro, zona norte do Rio, totalmente reformada. As obras de melhoria incluíram acessibilidade plena, com elevadores e rampas de acesso, além de mudanças estruturais, como a reforma do antigo mezanino e a construção de um novo.

A estação fica em frente ao Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, onde serão realizadas as provas de atletismo e algumas partidas de futebol nos Jogos. Foram feitas ainda a reforma dos banheiros e a revitalização da iluminação.

O presidente da SuperVia, José Carlos Prober, destacou a reforma realizada especialmente nas rampas de acesso à estação. Prober lembrou que a estação de Engenho de Dentro receberá um público grande deslocando-se ao mesmo tempo, o que demanda maiores espaços.

“A gente tem que pensar e ter conhecimento do local. Aqui é um lugar em que uma grande massa de torcedores se deslocará antes e depois dos eventos, sendo assim, este espaço teria que ser aumentado. E com isso, fica o legado para todos, afinal o Engenhão é casa da torcida carioca e brasileira como um todo. Em breve o estádio voltará a fazer parte do calendário esportivo e os torcedores poderão notar essa diferença”, disse.

O secretário estadual de transportes, Rodrigo Vieira, lembrou que os Jogos “foram uma boa oportunidade para realizar melhorias” e comentou o incidente de ontem (12) quando um caminhão invadiu a Linha 2 do metrô paralisando todo o serviço metroviário.

“O que ocorreu ontem foi um incidente trágico, muito triste, mas que mostrou como os serviços de transportes podem operar de maneira integrada. Claro que a gente não espera e muito menos quer que algo similar ocorra em outras oportunidades, mas ficamos tranquilos quando vimos como tudo se desenrolou após o acontecido. A própria SuperVia colocou quatro trens extras, aumentou o horário de funcionamento, funcionários nas estações prestando esclarecimentos etc. É assim que agiremos durante e, principalmente, após os Jogos Rio 2016”.

A estação de Engenho de Dentro é uma das seis estações ferroviárias consideradas estratégicas para os Jogos Rio 2016, junto com a Ricardo de Albuquerque, Magalhães Bastos, Vila Militar (reinaugurada na última semana), São Cristóvão e Deodoro.

Estima-se que a estação receberá a metade dos passageiros que usará o trem como meio de transporte durante os Jogos Olímpicos e 82% dos Jogos Paralímpicos. O valor total do investimento da concessionária nas obras das seis estações é R$ 250 milhões.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias