Rio inaugura sistema de saneamento do Eixo Olímpico

Publicado em 20/07/2016 - 21:08 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro inaugurou hoje (20) a Elevatória Vila dos Atletas e com isso colocou em operação o sistema de esgotamento sanitário do Eixo Olímpico. O projeto é um dos compromissos assumidos pelo governo do estado na candidatura do Rio como sede dos Jogos de 2016 e inclui a construção de tronco coletor de esgotos de 1,3 quilômetro de extensão na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Também faz parte do sistema a Elevatória Olímpica.

De acordo com o governo estadual, o sistema vai beneficiar diretamente os bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, que não eram conectados à rede de esgotamento sanitário da Cedae, além de atender também às instalações construídas para os Jogos Olímpicos.

A companhia informou que o sistema vai transportar todo o esgoto captado na região para a Estação de Tratamento de Esgotos Barra da Tijuca, atendendo a uma população de mais de 260 mil habitantes.

No total, R$ 72 milhões foram investidos na obra, entre recursos da Cedae e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano. Segundo o presidente da companhia, Jorge Briard, a operação das duas elevatórias já prevê o atendimento à construção de novos empreendimentos na região.

“Esta é uma obra projetada para atender à demanda futura nos próximos 20 anos. As obras do Eixo Olímpico foram feitas por meio de método não destrutivo, o que permitiu o assentamento de tubulações sob o Arroio Pavuna e sob a Avenida Abelardo Bueno sem grandes transtornos à rotina da população”, disse o gestor.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias