SuperVia reduzirá intervalos dos trens para atender ao público da Rio 2016

Publicado em 28/07/2016 - 16:50 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A concessionária SuperVia, responsável pelo sistema ferroviário do Rio, inicia na próxima quarta-feira (3) o planejamento especial para os ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri. Além de serem os ramais por onde vão circular os espectadores, concentram a maior parcela do público do dia a dia. Estima-se que cerca de 70% das pessoas que forem assistir às competições no Complexo de Deodoro e no Estádio Olímpico (Engenhão) utilizem os trens do Rio.

De acordo com o diretor de Operações da SuperVia, João Gouveia, o Engenhão deve ser o que terá maior número de espectadores, devido aos jogos de futebol e atletismo, com a presença do jamaicano Usain Bolt. “Estamos preparados para atender este tipo de demanda. Durante a Rio 2016, os trens devem ficar funcionando até 1h30 da madrugada para atender o público que está voltando para casa”, disse.

Gouveia informou que passageiros habituais do transporte ferroviário não têm necessidade de adquirir o Rio Card Olímpico para ter acesso às estações. “Não muda nada para quem precisa pegar o trem para o trabalho”, afirmou. Ele disse que o sistema ferroviário atende atualmente a 2,2 milhões de pessoas e que, no período dos Jogos Olímpicos, esse número deve chegar a 3 milhões de lugares por dia.

O diretor de Operações da SuperVia disse ainda que a concessionária está preparada para ameaças de terrorismo. “Tivemos um treinamento bastante intenso com todos os nossos profissionais, com o treinamento da identificação preventiva da percepção e da intenção. Qualquer objeto que seja considerado suspeito no nosso sistema acionaremos imediatamente o Centro de Operações Rio, da prefeitura, o Centro Integrado de Comando e Controle e até a Polícia Federal”.

Operação

Nos dias úteis, a principal medida implementada pela concessionária é a operação com intervalos reduzidos além dos horários de pico. No ramal Deodoro, por exemplo, haverá redução de 4 minutos no intervalo entre os trens, ou seja, desde o início da operação até as 20h, o ramal funcionará com intervalo de 6 minutos. Já o ramal Santa Cruz terá intervalos de 8 minutos entre 8h e 20h, antes eram 16 minutos. O intervalo médio do ramal Japeri será mantido em 16 minutos e serão inseridas viagens extras, conforme demanda. Também haverá trens disponíveis ao público após o término da operação comercial partindo das estações próximas aos locais que estiverem acontecendo competições.

Nos finais de semana e feriados, a concessionária acrescentará viagens à operação e, em 19 dias de competições, terão sido realizadas cerca de 500 partidas adicionais à programação regular.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias