Time Brasil começa a ocupar a maior base de treinamento para a Olimpíada

Publicado em 19/07/2016 - 16:41 Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro apresenta instalações do Centro de Capacitação Física do Exército, que serão usadas os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

COB apresentou instalações do centro que abrigará no Rio a maior parte do Time BrasilTomaz Silva/Agência Brasil

Atletas do tiro com arco e do boxe já estão na maior base de treinamento e acomodação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) fora da Vila dos Atletas. Ao lado do Pão de Açúcar e da praia onde Estácio de Sá desembarcou quando fundou a cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX) vai receber ainda as seleções de handebol feminino, no dia 22, de vela, no dia 25, e de vôlei de praia, no dia 26. Em agosto, o taekwondo e a luta olímpica chegam ao centro.

Além da estrutura de treinamento e do acompanhamento profissional, o centro garante privacidade às delegações e fica perto do local de prova de algumas delas. Os atletas do vôlei de praia competirão em Copacabana, e os da vela, na Marina da Glória, bairros próximos da Urca, na zona sul da cidade. Por causa dessa proximidade, as duas delegações nem devem se hospedar da Vila dos Atletas, que fica na zona oeste.

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro apresenta instalações do Centro de Capacitação Física do Exército, que serão usadas os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Atletas do boxe e do arco e flexa já estão no Centro de Capacitação Física do ExércitoTomaz Silva/Agência Brasil

Segundo o COB, a exceção é a dupla Bruno e Alison, que decidiu ficar na vila por considerar que a experiência de Londres foi positiva. O COB informou que todos os atletas terão a oportunidade de dormir ao menos uma noite na vila.

As disputas de tiro com arco serão no Sambódromo, no centro da cidade, e a preparação da seleção no CCFEX se dará apenas até a abertura da Vila dos Atletas no próximo domingo (24). Boxe e handebol competirão na Barra da Tijuca, na zona oeste, e devem se mudar para a vila nos dias 2 e 3 de agosto, respectivamente.

Outra instalação militar que receberá atletas brasileiros é a Escola Naval, onde já está a seleção de tiro esportivo, desde o dia 13. Os atletas do nado sincronizado chegam no dia 21 de julho e ficam oito dias na escola. Já os de polo aquático ficarão de 3 a 18 de agosto.

Dois colégios privados na zona oeste vão receber delegações olímpicas brasileiras: no CEC, serão realizados os treinos de vôlei; e no QI, os de esgrima. Já o Judô está concentrado no Hotel Porto Real, em Mangaratiba, desde o dia 14 de julho.

Abertura da Vila Olímpica

As primeiras modalidades brasileiras a chegar à Vila Olímpica serão a canoagem slalom, o ciclismo de pista, o futebol feminino, a ginástica artística masculina, o hóquei sobre grama, os saltos ornamentais, o tiro com arco e o tiro esportivo.

Atletas de algumas modalidades que disputarão provas em Deodoro terão um espaço de descanso no complexo esportivo a partir do dia 24. Estão incluídos nesse grupo canoagem slalom, pentatlo moderno, hipismo, ciclismo BMX e mountain bike, rúgbi, hóquei sobre grama e basquete feminino.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias