Nadadores fazem tempo igual em maratona aquática; holandês vence no desempate

Por ter tocado a mão primeiro no pórtico de chegada, o campeão acabou

Publicado em 16/08/2016 - 12:55 Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

2016 Rio Olympics - Marathon Swimming - Final - Men's 10km Marathon Swimming - Fort Copacabana - Rio de Janeiro, Brazil - 16/08/2016. Gold winner Ferry Weertman (NED) of the Netherlands (R) and silver winner Spiros Gi

O holandês Ferry Weertman (sem touca) tocou a mão primeiro no pórtico de chegada, critério usado para o desempate  Reuters/Toby Melville/Direitos Reservados

Em uma prova com características atípicas, a maratona aquática masculina teve um final imprevisível até o último momento, na manhã de hoje (16), em Copacabana. A definição da medalha de ouro foi repleta de suspense, após dois nadadores cruzarem a linha de chegada exatamente com o mesmo tempo de 1h52min59s8.

Por ter tocado a mão primeiro no pórtico de chegada, que fica centímetros acima da linha final, critério usado para o desempate, o campeão acabou sendo o holandês Ferry Weertman.

A prata ficou com o grego Spiros Gianniotis e o bronze foi para o francês Marc-Antoine Olivier. Apesar de ter cruzado a linha de chegada em 18º, o brasileiro Allan do Carmo fez um bom tempo, apenas 16,6 segundos atrás  do líder, com 1h53min16s4.

Os tempos apertados ilustram a característica incomum que teve a prova olímpica, por culpa do australiano Jarrod Poort, que em uma estratégia kamikaze resolveu abrir vantagem logo nos metros iniciais e se manteve na liderança até os metros finais. Normalmente, um pelotão de liderança segue junto por toda a maratona, com o vencedor se destacando somente ao final.

O cansaço de ter nadado sozinho e em ritmo mais forte por quase toda a extensão da prova de 10 mil metros acabou pesando sobre o australiano, que foi alcançado por um pelotão de 20 nadadores que disputaram braçada por braçada até a linha de chegada. Poort acabou somente na 21ª colocação entre 25 competidores.

No campeonato mundial de 2015, o baiano Allan do Carmo, de 27 anos, ficou em nono lugar na mesma prova.

Nos Jogos Olímpicos desde Pequim, em 2008, a maratona aquática foi disputada pela primeira vez como um evento esportivo independente na Rio 2016. Antes, a modalidade era classificada como uma categoria da natação.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias