Capital paulista tem quarto Dia D de vacinação contra pólio e sarampo

Publicado em 22/09/2018 - 15:16 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A capital paulista tem hoje (22) mais um Dia D de vacinação contra a poliomelite. Iniciada em 4 de agosto, a campanha tem como meta imunizar pelo menos 95% das crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Até quinta-feira (20), foram aplicadas 559.290 doses da vacina poliomielite e 556.872 doses da vacina SCR (tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola).

A cobertura vacinal corresponde a 94,5% e 94,1% respectivamente. A campanha vai até dia 29 de setembro.

É o quarto dia durante a campanha deste ano em que os postos ficarão abertos no fim de semana. Jailson Santos de Paiva, 25 anos, levou o filho Rian de 1 ano para vacinar na Unidade Básica de Saúde Humberto Pascale, na Rua Vitorino Camilo, porque durante a semana, com o trabalho, fica mais difícil.

“A mãe dele também trabalha. Então, fica mais complicado. A gente até demorou a vir, mas resolvemos hoje”..

A movimentação no posto de saúde do bairro Barra Funda era tranquila na manhã deste sábado. Outras 90 unidades da cidade ficarão abertas, além de postos volantes distribuídos por diversos bairros. As equipes de saúde também farão visitas nas casas para alertar a população sobre a importância da imunização.

“Eu já tinha me vacinado contra o sarampo, mas hoje aproveitamos para atualizar a carteirinha. Todo mundo tem de se comprometer, porque assim todos ficam seguros”, disse a advogada Daniela Pepe, que levou a filha Rafaela de 4 anos.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a pior cobertura vacinal está entre os locais de renda econômica mais alta da cidade. Nesse sentido, a prefeitura tem feito um trabalho com pediatras para orientar pais e responsáveis dessas regiões.

A secretaria reforça que as crianças devem receber as vacinas contra a pólio e o sarampo mesmo que a carteirinha de vacinação esteja em dia. Para tomar a dose, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

Os postos volantes deste sábado funcionam nos seguintes locais: Comunidade Alba (entorno do viaduto novo, próximo à Rua Lino de Moraes Leme), Parque Ceret (Rua Canuto Abreu), Largo da Concórdia, no Brás

Sesc Belém (Rua Padre Adelino, 1.000), Shopping Vila Mariana, AME Idoso (Rua Monsenhor Manoel Vicente nº 1 – em frente ao Hipermercado Pastorinho), Wall Mart (Avenida Jabaquara, 2.979), Shopping Butantã, Chácara do Jockey (Avenida Professor Francisco Morato, 5.257), Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000), Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 455).

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias