Digite sua busca e aperte enter

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

Rio prorroga campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo

Publicado em 15/09/2018 - 09:36

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde prorrogou até o próximo sábado (22) em todos os 92 municípios fluminenses a campanha de imunização contra a poliomielite e o sarampo para crianças de 1 ano e menores de 5 anos de idade. Neste dia, a secretaria em parceria com os municípios que não atingiram a meta de cobertura, vai promover um novo Dia D de vacinação.

Na última quinta-feira (13) a Secretaria de Estado de Saúde lançou a campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”, com a finalidade de reforçar a necessidade da vacinação durante a infância e prorrogar a imunização contra as duas doenças no estado do Rio de Janeiro.

Até a quarta-feira (12), a cobertura vacinal no estado estava em 79% contra a poliomielite e de 80% contra o sarampo. O objetivo é que 95% do público-alvo esteja imunizado. Todas as crianças de 1 ano a 5 anos incompletos devem se vacinar, mesmo que já tenham tomado as duas doses da vacina.

Durante o Dia D, no próximo sábado, a secretaria vai contar também com a parceria do Corpo de Bombeiros, que cederá alguns dos quartéis para ajudar na imunização.

Poliomielite

A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo

Este ano, 18 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.

Edição: Lílian Beraldo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias