Casos de  chikungunya no Mato Grosso aumentam 3,5 vezes este ano

Publicado em 19/10/2018 - 22:31 Por Juliana Cézar Nunes - repórter da Rádio Nacional  - Brasília

O número de casos de  chikungunya no Mato Grosso aumentou 3,5 vezes entre janeiro e outubro de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, entre  janeiro e outubro, 14 mil pessoas foram contaminadas pelo vírus da chikungunya. Nesta semana, a produtora cultural Naiane Vidal, 35 anos, morreu em Cuiabá vítima da doença.

A  coordenadora de vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Alessandra Moraes, explicou que a chikungunya pode potencializar outras doenças preexistentes nos pacientes. “Essa paciente [a produtora cultural que morreu], tinha uma diabetes. A chikungunya tende a potencializar esse quadro, o que acaba agravando a saúde da pessoa e pode levar a óbito”, disse.

aedes_dengue.jpg
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da chikungunya, da zika e da dengue  - Arquivo Agência Brasil

Criadouro

Alessandra diz que a época de chuvas e muito calor preocupa, pois esse ambiente favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, da zika e da dengue. Nos últimos meses, Mato Grosso conseguiu reduzir de forma significativa o número de casos de zika e dengue. De janeiro a outubro, a contaminação por zika caiu 61% e, por dengue, 29%, em relação ao mesmo período do ano passado.

“A maioria dos criadouros estão concentrados em imóveis particulares, residência. A população precisa se engajar e ter a consciência de que ela também é coparceira do estado dentro desse processo”, disse a coordenadora.

Para reduzir o número de casos de chikungunya, a Secretaria Estadual de Saúde intensificou as reuniões com as secretarias municipais e os cursos de formação dos profissionais de saúde. 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias