Rio quer imunizar 4 milhões contra febre amarela antes do verão

Nova campanha de vacinação começa nesta segunda-feira

Publicado em 05/11/2018 - 17:15 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro pretende imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como objetivo vacinar 95% do público-alvo antes da chegada do verão, período em que pode ocorrer uma maior incidência da doença. Hoje (5), a secretaria iniciou uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela. 

Em 2018, foram registrados no estado do Rio 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 mortes. Até o momento foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 73% da meta.

A vacina estará disponível em todos os postos de saúde e também durante três finais de semana de novembro nos jardins da Quinta da Boa Vista, sempre aos sábados e domingos. A secretaria montará uma tenda com profissionais que atenderão das 8h às 17h. 

De acordo com o médico da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, com a diminuição de casos após o cinturão de bloqueio feito no ano passado, os moradores do estado deixaram de procurar os postos de saúde. “O desafio é alertar a população para o perigo de um novo surto durante o verão. Para que isso não ocorra é preciso que as pessoas se vacinem nos postos de saúde espalhados pelo estado ou compareçam durante essa nova etapa da campanha na Quinta da Boa Vista”, disse.

Rio de Janeiro - Rio Imagem abre posto de vacinação contra a febre amarela, no centro do Rio, com funcionamento das 7 às 22h. (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Até o momento foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas no estado do Rio - Tomaz Silva/Agência Brasil

Fracionamento

Com o fim do fracionamento , que ocorreu em outubro, a vacina aplicada na campanha será a dose padrão. A secretaria alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que foram imunizados com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.

A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

Os principais sintomas da febre amarela são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas, indisposição, entre outras manifestações.

Casos em macacos

O macaco não transmite a doença. Ele também é vítima do mosquito e serve de alerta para identificar a presença do vírus em determinado local. Ao todo, 18 municípios têm casos confirmados de febre amarela em macacos em 2018: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Cachoeira de Macacu, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Miguel Pereira, Mangaratiba, Paraty, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Tanguá, Valença, Vassouras, e Volta Redonda.

 
 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias