Covid-19: OMS cria canal com mensagens informativas pelo WhatsApp

Serviço disponibiliza respostas sobre prevenção em sete línguas

Publicado em 15/04/2020 - 14:49 Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Brasília

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou um serviço de informações sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) utilizando a rede social WhatsApp. A plataforma é a maior de troca de mensagens, com 1,6 bilhão de usuários.

O serviço disponibiliza informações sobre prevenção e combate à covid-19 em sete línguas. Entre elas o português, o que torna a iniciativa uma alternativa de orientações da principal autoridade de saúde do mundo sobre a pandemia.

Entre as mensagens divulgadas estão explicações sobre o vírus, como os sintomas e forma de transmissão. Também são fornecidas dicas de como evitar o contágio para si e para os outros. São disponibilizadas também atualizações sobre o número de casos. A OMS reúne as estatísticas dos países e mantém o monitoramento da situação internacional da pandemia.

Os brasileiros que quiserem receber as novidades devem adicionar o número +41 22 501 77 35 e enviar uma mensagem com a palavra “oi”. É possível realizar também o comando por meio de um link que deve ser clicado nos smartphones por quem tiver o aplicativo instalado.

No Brasil, o Ministério da Saúde disponibiliza informações por meio de um site especial. Também são retiradas dúvidas por meio do canal de atendimento ao público pelo número 136. Uma página específica esclarece as notícias falsas sobre o tema.

Edição: Bruna Saniele

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.