Prefeito do Rio diz que não tem previsão de retomada da vacinação

De acordo com Paes, não haverá cadastro prévio para aplicar vacinas

Publicado em 14/03/2021 - 19:14 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou hoje (14) que o município não tem previsão de quando poderá retomar o calendário de vacinação na capital, porque depende da entrega dos imunizantes.

“A informação que é que chegaria mais [vacinas enviadas pelo governo federal] terça ou quarta-feira, mas não quero confirmar”, disse.

O prefeito disse que não será feito cadastro prévio para aplicar a vacina. “Não vamos pedir comprovante de residência. Vamos vacinar todas as pessoas que tiverem naquela idade predeterminada para aquele dia”, disse.

O prefeito acrescentou que está aberto também a compra de vacinas, mas o ideal é a compra pelo governo estadual, como anunciou o governador em exercício, Cláudio Castro. “Já estou no consórcio dos municípios e quero estar junto com o governo do estado na compra de vacinas. Certamente, uma parte vai vir para a cidade”,afirmou.

Paes acredita que quando a produção dos imunizantes for intensificada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o que está prestes a ocorrer, o fluxo de entregas de doses será melhor.

Medidas restritivas

O prefeito admitiu que é possível tornar ainda mais rígidas as medidas de restrições adotadas no município se houver agravamento da evolução da covid-19 na cidade.

Paes afirmou que os números estão em acompanhamento constante pela prefeitura e que apesar da redução na média móvel de mortes, as ações do município são para manter o patamar mais baixo. “A gente não está tranquilo. Apesar dessa média móvel reduzida, tem um aumento de internação e de casos surgindo nas unidades de saúde com sintomas de covid, então, é muito importante que a população ajude, respeite e cumpra as determinações”, disse hoje.

Edição: Kelly Oliveira

Últimas notícias