DF: vacinação contra covid-19 é ampliada para quem tem 50 anos ou mais

Agendamento já pode ser feito no site da Secretaria de Saúde

Publicado em 12/06/2021 - 13:57 Por Agência Brasil - Brasília

A vacinação contra covid-19 foi ampliada para pessoas sem comorbidades com 50 anos ou mais no Distrito Federal. A partir deste sábado (12), já é possível fazer o agendamento para imunização de pessoas nesta faixa etária. A aplicação do imunizante está prevista para começar na segunda-feira (14).

A marcação do horário e local deve ser feita no site da Secretaria de Saúde. Não é necessário cadastro na vacinação por faixas etárias, basta acessar o site vacina.saude.df.gov.br e fazer o agendamento, escolhendo dia, data e local.

Neste sábado (12) e domingo (13), a vacinação continua para pessoas com 53 a 59 anos agendados, idosos a partir de 60 anos e gestantes e puérperas com comorbidades, sem agendamento, no estacionamento 12 do Parque da Cidade.

Também neste fim de semana, a Saúde concluirá a vacinação para os profissionais de creches públicas e privadas. Serão aplicadas 8 mil doses em quatro pontos: Parque da Cidade (estacionamento 12), Torre de TV, Taguaparque e Sesc Ceilândia.

Professores

A vacinação dos professores continua na próxima semana com a chegada das vacinas da Janssen, aplicadas em dose única. Somando as doses que serão aplicadas no fim de semana com as 34 mil doses da farmacêutica Janssen previstas para a semana seguinte, serão destinadas 42 mil doses para o grupo de profissionais da educação.

Cobertura vacinal

Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a cobertura vacinal da primeira dose entre as faixas etárias ultrapassa 100% em pessoas com 70 anos ou mais. Isso ocorre devido a pessoas de outros estados que buscaram vacinação no DF e estavam previstas dentro da estimativa populacional. Com o reforço, a cobertura vacinal passa 100% em pessoas com 75 anos ou mais e chega a 98,52% em quem tem 70 a 74 anos.

Segundo GDF, a baixa cobertura da segunda dose entre pessoas com 60 a 64 anos ocorre porque muitos integrantes desse grupo receberam a vacina AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech, cujo intervalo de aplicação é de 90 dias, ou seja, ainda está no prazo.

Até o momento, 746.212 pessoas foram vacinadas com a primeira dose no DF, o que corresponde a 32,3% do público elegível para a vacinação. Com a segunda dose foram vacinadas 327.173 pessoas, correspondendo a 14,16% da população com 18 anos ou mais.

Edição: Kelly Oliveira

Últimas notícias