Covid-19: vacinação avança e internações caem no Rio de Janeiro

Número de casos de SRAG é o menor desde março do ano passado

Publicado em 29/09/2021 - 09:32 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro registrou esta semana o menor número de internações em unidade de terapia intensiva (UTI) por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) desde março do ano passado, quando começou a pandemia de covid-19 no país.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), na Semana Epidemiológica 37, de 12 e 18 de setembro, a rede do SUS no estado registrou 460 novas hospitalizações. A redução é de 61%, comparada à Semana 32, de 8 e 14 de agosto, quando foram 1.187 pessoas internadas. O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, associa a queda nas internações ao avanço da vacinação.

“Estamos vendo uma redução no número de casos graves e internações e isso está certamente ligado ao avanço da vacinação em todo o estado. Temos uma distribuição de vacinas eficientes e isso facilita o trabalho das secretarias municipais. É importante que a população entenda a necessidade da segunda dose e da dose de reforço dos idosos”, explicou.

O Rio de Janeiro ultrapassou esta semana a metade da população adulta com o esquema vacinal completo contra a covid-19, com as duas doses da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer ou a dose única da Janssen, além da aplicação do imunizante em quase 90% da população com a primeira dose.

Os dados da SES mostram que a taxa de ocupação dos leitos para covid-19 na rede SUS, incluindo unidades federais, estaduais e municipais, está hoje em 26,5% para enfermaria e 49,6% nas UTIs. Nos últimos sete dias, a média de atendimentos nas 30 unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual foi de 215 pessoas por dia, a menor desde outubro do ano passado.

De agosto para setembro, o número de óbitos por covid-19 caiu 46% e está no menor nível desde o fim de outubro de 2020, com 378 registros na Semana 37.

Capital

No município do Rio de Janeiro, os atendimentos na rede SUS de urgência e emergência por SRAG estão em 317 na média móvel. As internações também seguem uma tendência de queda: no dia 27 eram 283 pessoas em UTIs e 156, em enfermarias.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que hoje são 414 pessoas internadas na cidade, com 66% dos leitos covid-19 ocupados no momento. As internações na cidade estão no nível de outubro de 2020.

Veja na TV Brasil

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias