Projeto dá oportunidade a novos dramaturgos de terem textos encenados

Publicado em 26/01/2015 - 06:06 Por Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Em três noites de leituras dramatizadas, sete novos dramaturgos brasileiros, ainda desconhecidos do público, terão a oportunidade de ver seus textos interpretados por atores veteranos. A série de leituras, que começa nesta segunda-feira (26) no Teatro Sesi, no Rio, é o resultado do projeto Núcleo de Dramaturgia Sesi, iniciativa surgida nos primeiros meses de 2014 com o objetivo de formar novos autores para o teatro brasileiro.

Todos na faixa dos 30 anos, os autores Herton Gustavo, Leandro Bacellar, Leandro Bellini, Nívea Oliveira, Rafael Cal, Tita Elmor e Thales Paradella são os finalistas de um processo que começou no primeiro semestre, a partir de uma seleção de 20 alunos que enviaram textos para serem trabalhados pelo Núcleo de Dramaturgia. No segundo semestre, ocorreu uma nova seleção, reduzindo para sete o número de alunos cujos textos inéditos começaram a ser preparados para o ciclo de leituras dramatizadas.

“O projeto funciona como uma vitrine para esses novos dramaturgos, com suas obras lidas por atores consagrados. Após as leituras, um texto será escolhido para ser montado, sob a direção de Inez Vianna, e mais três serão publicados por uma editora específica do ramo”, explica o ator e diretor Pedro Nercessian, que dirige o ciclo. Entre os atores convidados para as leituras estão Roberto Bomtempo, Miriam Freeland, Rosane Gofman, Paulo Giardini, Armando Babaioff e Alessandra Colassanti.

Nesta segunda-feira, a partir das 19h, será feita a leitura das peças Romantic, de Leandro Bacellar, e Os atrasados, de Leandro Bellini. A primeira é a história de um homem que volta para casa, após dez anos na cadeia por ter assassinado o tio, e a segunda é uma comédia que discute o completo descaso na prestação de serviço nos dias atuais.

Uma semana depois, no dia 2 de fevereiro, também às 19h, será a vez da leitura dos textos Entre, de Rita Elmor, e Amores Flácidos, de Herton Gustavo. O primeiro discute a questão da velhice, ao enfocar o drama de um pai com demência, cujas filhas precisam decidir se vão interná-lo em uma casa de repouso. O segundo é uma história supreendente que tem como tema o amor entre um homem magro e uma sereia gorda.

No último dia do ciclo, 9 de fevereiro, serão lidas as peças Amores Precários, de Thales Paradela, Vende-se uma geladeira azul, de Rafael Cal, e Na estrada, de Nívea Oliveira. A primeira narra o encontro entre um pai e uma filha que nunca conviveram e têm apenas o tempo de um jantar para resgatar suas histórias.

A segunda é a história de três irmãos que recebem de herança da avó uma geladeira usada, e a terceira é uma comédia sobre os limites pessoais – um grupo de pessoas tenta chegar a um determinado lugar  e não consegue.

O ciclo de leituras é aberto ao público e com entrada gratuita. O Teatro Sesi fica na Avenida Graça Aranha, 1, no centro do Rio.

Pioneiro no Rio de Janeiro pelo formato continuado, de um ano de trabalho, o projeto vai iniciar uma nova fase de seleção ainda no primeiro semestre de 2015. Os interessados devem entrar em contato com o Sesi Cultural, pelo e-mail nucleodedramaturgia@firjan.org.br.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias