Segundo dia de desfiles no Rio tem campeã do ano passado e previsão de chuva

Publicado em 16/02/2015 - 19:44 Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

banner_carnaval2015

O segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro trará a campeã do ano passado, a Unidos da Tijuca, e a Portela, maior campeã do carnaval do Rio, além de mais quatro escolas com enredos sobre igualdade racial, cultura negra, estética e grandes nomes do carnaval. Quem também pode marcar presença no sambódromo é a chuva, pois a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que se registre pancadas de chuva na noite de hoje (16), na cidade.

A primeira a desfilar, às 21h30, é a São Clemente, que fará grande homenagem ao carnavalesco Fernando Pamplona, considerado um dos pais dos desfiles de escolas de samba. Com a consagrada carnavalesca Rosa Magalhães à frente do enredo, a escola contará a biografia do carioca e o exaltará como maior gênio da avenida. Carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro por quase 20 anos, Pamplona morreu em 2013.

A maior vencedora do carnaval do Rio de Janeiro, com 21 títulos, será a segunda a desfilar. A Portela fará um desfile celebrando os 450 anos do Rio de Janeiro e promete representar as belezas da cidade com um olhar surrealista, inspirado no pintor espanhol Salvador Dalí.

A Beija-Flor de Nilópolis, terceira a entrar na avenida, às 23h40, falará sobre as diferentes culturas africanas que chegaram ao Brasil com o tráfico negreiro, focando em Guiné Equatorial, país que seria um dos patrocinadores do desfile deste ano, o que rendeu críticas à escola.

Os excessos na busca pela beleza e a supervalorização da aparência em relação a outras qualidades serão os temas do enredo da União da Ilha, quarta escola a desfilar, à 0h45 de amanhã (17). A escola pretende dar um enfoque histórico e bem-humorado ao tema.

Em seguida, será a vez da Imperatriz Leopoldinense, escola que entra na avenida à 1h50. A agremiação vai falar da luta por igualdade racial, passando por personalidades brasileiras e estrangeiras como o líder sul-africano Nelson Mandela.

A campeã do ano passado, Unidos da Tijuca, será a última escola do Grupo Especial a passar pela avenida, com desfile previsto entre 2h55 e 4h20. O enredo da escola será a Suíça e os símbolos do país - como o queijo, o canivete e o chocolate - serão retratados no carnaval.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias